sábado, 4 de março de 2023


04 DE MARÇO DE 2023
BRUNA LOMBARDI

A MOEDA MAIS VALIOSA

Sou daquelas que acreditam na confiança e na palavra das pessoas. Isso parece ingênuo? A realidade é outra? Isso não existe mais no mundo?

Cada um tem suas razões para não confiar. Por isso existem tantas brigas, processos acumulados, tanta discórdia. Tanta mentira, fake news, golpes que não dá para bobear. Eu mesma assino contratos que me parecem exagerados, com infinitas cláusulas e que partem do princípio de que vai acontecer o pior.

É claro que existem pessoas nas quais eu não confio. Minha intuição sente isso logo de cara. Mas quando sinto essa desconfiança me afasto delas imediatamente. Aí não tem acordo. Por melhor que seja o negócio, por mais vantajosa a oportunidade, não confio e me afasto. Na verdade, escolho pessoas e não contratos.

Porque acredito que existe muita gente boa no mundo. Sei que estão por aí lutando pela verdade, cumprindo sua palavra, honrando compromissos, acreditando na justiça. Gente para quem valores são importantes. A ética orienta suas vidas. Cada decisão tomada obedece princípios, aqueles que estão escritos na alma e que sustentam a nossa paz de espírito.

Sei que todos nós ao longo da vida fizemos muita bobagem. Prometemos e acreditamos e tantas vezes as coisas tomaram outro rumo. Nós nos enganamos, frustramos, sofremos algum tipo de golpe, fomos decepcionadas e decepcionamos também. Mas existem tratos que a gente faz com a gente mesma, independentemente das nossas circunstâncias. Tratos existenciais. Você mantém uma conduta de comportamento, independentemente do que acontece com você.

Aprendi com meus pais a ser uma pessoa de caráter. Recebi deles uma espécie de Tábua Esmeralda invisível, onde o certo e o errado, mesmo em tempos confusos, me mostram a direção como um prumo que me orienta.

Você mantém sua palavra. Respeita um acordo. Você é confiável. Esses princípios são a base onde se constrói o caráter de uma pessoa. Existem princípios até nas guerras, mesmo que facínoras, psicopatas e regimes totalitários ignorem isso.

Existem princípios rígidos até entre bandidos, no mundo do crime. Quantos filmes de máfia já assistimos, onde a palavra dada vale uma vida? Cada um vai cumprir o que prometeu, acima de qualquer coisa. Sei que no grau descomunal da violência que nos cerca esses valores se tornaram uma ideia romântica. Mas são eles a única possibilidade de a gente não naufragar como indivíduos e como sociedade.

Se a gente deixar a violência, a brutalidade, a truculência, a impunidade e todas essas distorções vencerem a confiança entre as pessoas, vamos perder tudo.

Outro dia, um amigo me disse que eu era uma pessoa inocente. Perguntei, nesse caso, o que significava inocente pra ele. Ele disse que eu só via o lado bom nas pessoas. "E isso é ruim?", perguntei. "É inocente", ele respondeu.

Acredito que ver o lado bom acaba fazendo a pessoa trazer à tona o seu melhor pra tentar corresponder. E se desperta o melhor de alguém, isso se torna um círculo virtuoso. Eu confio, vejo o melhor e o melhor está realmente presente. Essa é a moeda mais valiosa.

BRUNA LOMBARDI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

14 de Setembro de 2024 MARTHA Mar e sombra Entre tantos títulos, cito dois: o magnífico Misericórdia, da portuguesa Lídia Jorge, e Nós, da b...

Postagens mais visitadas