sábado, 3 de junho de 2023


03 DE JUNHO DE 2023
FÁBRICAS

Produção industrial registra queda de 0,6% em abril

A produção industrial brasileira recuou 0,6% em abril. O resultado ocorreu depois da alta de 1% em março. Naquele momento, o percentual interrompeu dois meses seguidos de redução.

Na comparação com igual mês do ano passado, a produção da indústria recuou 2,7%. O acumulado do ano apresenta queda de 1% e, em 12 meses, mostra variação negativa de 0,2%.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que divulgou na sexta-feira os dados da Pesquisa Industrial Mensal (PIM), com esses resultados a indústria ainda se encontra 2% abaixo do nível pré-pandemia (fevereiro de 2020) e 18,5% aquém do ponto mais alto da série histórica, obtido em maio de 2011.

O gerente da PIM, André Macedo, observou que diferentemente dos últimos três meses do ano passado, quando houve saldo positivo acumulado de 1,5%, no início de 2023 há uma maior presença de resultados negativos. "Em abril, observamos uma maior disseminação de quedas na produção industrial, alcançando 16 dos 25 ramos industriais investigados. Esse maior espalhamento de resultados negativos não era visto desde outubro de 2022", ressaltou, em texto publicado pelo IBGE.

Influências

Conforme a pesquisa, produtos alimentícios (-3,2%), máquinas e equipamentos (-9,9%) e veículos automotores, reboques e carrocerias (-4,6%), foram as principais influências negativas para o desempenho do indicador em abril. Entre as três influências, o setor de produtos alimentícios foi o responsável pelo maior impacto negativo no resultado deste mês, ao ter o quarto mês seguido de recuo na produção. No período, a perda acumulada é de 7,3%.

De acordo com o gerente, anteriormente à sequência de retrações, o setor teve resultados positivos por três meses consecutivos, o que resultou em um ganho acumulado de 20,2%, o que, para ele, ainda significa um saldo positivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

14 de Setembro de 2024 MARTHA Mar e sombra Entre tantos títulos, cito dois: o magnífico Misericórdia, da portuguesa Lídia Jorge, e Nós, da b...

Postagens mais visitadas