sábado, 5 de outubro de 2019



05 DE OUTUBRO DE 2019
ACERTO DE CONTAS

"No dia em que resolver comprar, o cliente quer o produto na hora"

ENTREVISTA: JOÃO APPOLINÁRIO, Presidente da Polishop

Nascida no canal de televendas em 1999 e agora um império do varejo, a Polishop começou a implementar também em Porto Alegre o formato de "entrega expressa". A modalidade faz com que produtos cheguem na casa do cliente em, no máximo, duas horas. Em parceria com a empresa de logística Loggi, o formato já funciona em São Paulo e Santa Catarina. O serviço expresso custa R$ 20 para um raio de três quilômetros da loja. Depois, cada quilômetro extra custa R$ 1. Em Porto Alegre, a Polishop tem operações em três shoppings. Presidente da rede de varejo, João Appolinário conversou com a coluna para falar da nova aposta da empresa.

Como a Polishop identificou a necessidade de uma entrega expressa?

Foi um processo natural. Nascemos como uma empresa multicanal, na televisão, internet e call center. Em 2001, fomos para o catálogo. Em 2003, abrimos nossas primeiras 10 lojas. Nosso objetivo é atender o cliente onde ele estiver. Estou preocupado é em prestar um bom serviço, independente se é para 2%, 10%, 50% dos meus consumidores.

Como é a presença no RS?

Estamos presentes nos principais shoppings e costumamos olhar sempre para cidades maiores. Normalmente, não fazemos uma pesquisa de qual seria uma cidade ideal.

Você acha que alguns produtos serão mais procurados na entrega expressa?

Não vejo uma categoria específica de produtos. O que vejo é que, muitas vezes, e isso é normal do ser humano, a pessoa passou uma vida inteira sem ter aquela mercadoria e, no dia em que resolve comprar, quer receber o produto na hora. Me coloco como consumidor e é isso que gostaria. A taxa de entrega é muito pequena.

De onde vem o produto encomendado?

Se você compra pela internet ou pelo call center, o próprio sistema identifica pelo geolocalizador onde você está e indica em qual loja mais próxima tem aquele produto. Se você optar por ir buscar na loja, ele já separa esse produto, emite a nota fiscal e fica durante dois dias a sua disposição. Na expressa, é entregue dentro das duas horas.

Como você vê a revolução que ocorre no varejo?

A Polishop se orgulha de ter nascido multicanal, e a grande revolução que está acontecendo no varejo é exatamente essa: a integração dos canais. São diferentes canais sendo integrados para atender melhor o consumidor. Todos os canais com o mesmo produto, a mesma oferta e mesmo preço. E o consumidor, de uma forma muito simples, pode usar qualquer um desses canais.

GIANE GUERRA

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