sábado, 27 de junho de 2026

Médico João Polanczyk, destaque na saúde gaúcha, morre aos 86 anos

Polanczyk foi um dos responsáveis pela reestruturação da Santa Casa de Porto Alegre

Polanczyk foi um dos responsáveis pela reestruturação da Santa Casa de Porto Alegre

YouTube/Reprodução/JC
Agências
O médico João Polanczyk faleceu na quarta-feira (24) aos 86 anos. Natural de Guarani das Missões, Polanczyk teve forte atuação na medicina do Rio Grande do Sul e na reestruturação da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. 
Polanczyk ingressou na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) em 1959, graduando-se em 1964. No ano seguinte, ingressou na Secretaria da Saúde do Estado, após aprovação em concurso público para o cargo de médico clínico.
Em 1983, começou o trabalho de reestruturação da Santa Casa de Porto Alegre. Na ocasião, coordenou a comissão responsável por identificar e propor soluções para a recuperação das condições de funcionamento dos hospitais da instituição, tendo assumido a direção-geral da instituição, cargo que exerceu até 1987.
Por seis anos, foi superintendente executivo do Hospital Moinhos de Vento, contribuindo significativamente para o fortalecimento da administração e da qualidade assistencial da instituição. Foi um dos fundadores da Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina. Cursou a Escola de Saúde Pública do Estado, em convênio com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), especializando-se em Saúde Pública como sanitarista. 
Polanczyk foi reconhecido pela atuação profissional em diversos momentos da carreira. Na década de 1980, recebeu o prêmio Destaque Médico, concedido pela Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), em 1996 foi homenageado com o Título de Cidadão Honorário de Porto Alegre, concedido pela Câmara Municipal da capital gaúcha.
A prefeitura de Guarani das Missões decretou luto oficial na cidade por três dias. "O Dr. João Polanczyk deixou um importante legado para o município, destacando-se por sua atuação no Hospital Santa Teresa, sua contribuição para a saúde pública e pelas relevantes doações realizadas por sua família em benefício da comunidade. Neste momento de dor e despedida, manifestamos nossa solidariedade e condolências aos familiares e amigos. "Seu legado permanecerá vivo na história de Guarani das Missões", diz a nota oficial da prefeitura, destacando ainda que o médico dedicou a vida aos cuidados com a população da cidade. 
A AMRIGS manifestou profundo pesar pelo falecimento de Polanczyk, lembrando que ele teve uma carreira marcada pelo compromisso com a assistência à saúde e pela dedicação à gestão hospitalar. 

O Cremers também relembrou a trajetória profissional do médico e manifestou profundo pesar pela morte, estendendo as condolências aos familiares, amigos, pacientes e colegas.
A Santa Casa de Porto Alegre emitiu nota lamentando o falecimento do Dr. João Polanczyk. "Sua trajetória foi marcada pelo compromisso com a assistência, a gestão hospitalar e o desenvolvimento da Santa Casa. Ao longo de sua trajetória, destacou-se por sua dedicação e contribuição decisiva em momentos relevantes da história da Santa Casa, especialmente na superação da crise institucional da década de 1980, bem como na estruturação administrativa que marcou a instituição", diz a nota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Mulheres e jovens lideram pressão por mudanças na jornada de trabalho, afirma Luiz Marinho Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, def...

Postagens mais visitadas