Médico João Polanczyk, destaque na saúde gaúcha, morre aos 86 anos
O médico João Polanczyk faleceu na quarta-feira (24) aos 86 anos. Natural de Guarani das Missões, Polanczyk teve forte atuação na medicina do Rio Grande do Sul e na reestruturação da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.
Polanczyk ingressou na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) em 1959, graduando-se em 1964. No ano seguinte, ingressou na Secretaria da Saúde do Estado, após aprovação em concurso público para o cargo de médico clínico.
Em 1983, começou o trabalho de reestruturação da Santa Casa de Porto Alegre. Na ocasião, coordenou a comissão responsável por identificar e propor soluções para a recuperação das condições de funcionamento dos hospitais da instituição, tendo assumido a direção-geral da instituição, cargo que exerceu até 1987.
Por seis anos, foi superintendente executivo do Hospital Moinhos de Vento, contribuindo significativamente para o fortalecimento da administração e da qualidade assistencial da instituição. Foi um dos fundadores da Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina. Cursou a Escola de Saúde Pública do Estado, em convênio com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), especializando-se em Saúde Pública como sanitarista.
Polanczyk foi reconhecido pela atuação profissional em diversos momentos da carreira. Na década de 1980, recebeu o prêmio Destaque Médico, concedido pela Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), em 1996 foi homenageado com o Título de Cidadão Honorário de Porto Alegre, concedido pela Câmara Municipal da capital gaúcha.
A prefeitura de Guarani das Missões decretou luto oficial na cidade por três dias. "O Dr. João Polanczyk deixou um importante legado para o município, destacando-se por sua atuação no Hospital Santa Teresa, sua contribuição para a saúde pública e pelas relevantes doações realizadas por sua família em benefício da comunidade. Neste momento de dor e despedida, manifestamos nossa solidariedade e condolências aos familiares e amigos. "Seu legado permanecerá vivo na história de Guarani das Missões", diz a nota oficial da prefeitura, destacando ainda que o médico dedicou a vida aos cuidados com a população da cidade.
A AMRIGS manifestou profundo pesar pelo falecimento de Polanczyk, lembrando que ele teve uma carreira marcada pelo compromisso com a assistência à saúde e pela dedicação à gestão hospitalar.
O Cremers também relembrou a trajetória profissional do médico e manifestou profundo pesar pela morte, estendendo as condolências aos familiares, amigos, pacientes e colegas.
A Santa Casa de Porto Alegre emitiu nota lamentando o falecimento do Dr. João Polanczyk. "Sua trajetória foi marcada pelo compromisso com a assistência, a gestão hospitalar e o desenvolvimento da Santa Casa. Ao longo de sua trajetória, destacou-se por sua dedicação e contribuição decisiva em momentos relevantes da história da Santa Casa, especialmente na superação da crise institucional da década de 1980, bem como na estruturação administrativa que marcou a instituição", diz a nota.

Nenhum comentário:
Postar um comentário