sábado, 9 de novembro de 2019



09 DE NOVEMBRO DE 2019
INFORME ESPECIAL

Terra de Gigantes

Humberto Gessinger estava grudado no celular, reclinado na cadeira da espécie de antessala aberta e contígua ao estúdio. Era quarta-feira e o Jornal do Almoço começaria em alguns minutos. A mesma cabeleira dos tempos da TVCOM, quando conversávamos de vez em quando no Estúdio 36. Os Engenheiros do Hawaii ainda tocavam pelos palcos do Brasil, e eu era um apresentador esforçado, que tentava disfarçar o encantamento de entrevistar pessoas que admirava. Gessinger era - e é - uma delas. Transformar tanta lucidez em poesia e tudo em canção, sendo um cara como a gente, faz dele um cara melhor que a gente.

Então, quando vi o Gessinger antes do Jornal do Almoço, me deu vontade de saber o que ele pensa de tudo isso que aí está. "Cara, quero te ouvir uma hora dessas", foi o que eu disse. Ele entendeu na hora. Deu um quase suspiro simpático e respondeu: "Ando com preguiça de ser sincero".

Me iluminei com o facho porque a frase traduz exatamente o espírito do agora. Não um espírito hegemônico, mas peculiar a uma tribo ameaçada de extinção: os ponderados. Esses, quando sacam que a sua verdade já faz pouca diferença, são um farol da luz que resta. Então eu disse, rindo, mas falando a minha verdade: "Isso dá uma música: preguiça de ser sincero". Gessinger mal esperou eu terminar e também sorriu: "Música instrumental".

No ar, perguntei de onde, em 2019, vem a inspiração. A resposta foi outra que me encontrou em cheio: "Hoje, fugir da informação talvez até faça melhor para quem quer criar".

Fiquei com vontade de dar um abraço nele, mas não dei porque o programa iria em frente, as trocas de câmera e de temas não esperam pelos afetos. Mais tarde, no carro, fui ouvindo, a todo volume: "Mas agora, lá fora, todo mundo é uma ilha, a milhas, e milhas, e milhas de qualquer lugar."

Mérito ao quadrado

A direção do Internacional, de forma inédita no futebol brasileiro, prometeu não botar panos quentes nas investigações sobre a quadrilha que, de acordo com o MP, saqueou o Beira-Rio.

O novo Salão de Atos da PUC, inaugurado durante a semana, é um presente para Porto Alegre.

A Universidade Feevale está entre as instituições privadas e comunitárias com maior representatividade de mulheres no seu quadro de professores. Os dados foram divulgados pelo Censo da Educação Superior de 2018, realizado pelo Ministério da Educação.

A proposta da deputada Luciana Genro (PSOL) que proíbe fogos de artifício com ruído no RS agora é a lei número 15.366. O governador Eduardo Leite sancionou na terça-feira o projeto. O prazo para a regulamentação da lei é de 90 dias.

TULIO MILMAN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

14 de Setembro de 2024 MARTHA Mar e sombra Entre tantos títulos, cito dois: o magnífico Misericórdia, da portuguesa Lídia Jorge, e Nós, da b...

Postagens mais visitadas