sábado, 5 de fevereiro de 2022


05 DE FEVEREIRO DE 2022
EM BUSCA DE SOLUÇÕES

Em Passo Fundo, chuva trouxe esperança

O presidente do Sindicato Rural de Passo Fundo, Carlos Fauth, relata que a soja é a cultura mais afetada no município, levando em conta a área de plantação. Embora o milho seja o plantio que mais sofreu com a falta de chuva, ele tem menor área de cultivo na região, explica Fauth. O dirigente estima quebra de, no mínimo, 40% na soja. No milho, a previsão é de 70%.

- As perdas estão se acentuando. Agora, para o fim de semana, tem previsão de chuva. Ainda não é possível definir os prejuízos. Eles podem estabilizar ou piorar - explica Fauth. Durante a apresentação do programa, chuva constante atingia o município do Norte, abrindo margem para especular uma trégua na estiagem.

O coordenador regional da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag), Nauro Nizzola, disse que as dificuldades são maiores na agricultura familiar.

- O próprio preço da soja e do milho estão em patamares nunca vistos antes na história. Quando se fala nesses preços altos e não tem produção, a dificuldade aumenta. Porque quem trabalha com atividade de leite, mas também atua com soja e milho, acaba fazendo a troca do milho e da soja por farelo e ração. Quando você não tem essa matéria-prima que é afetada pela estiagem, tem de adquirir esse produto e não tem o retorno que precisa para rentabilidade e sustento da família - afirmou Nizzola.

O coordenador regional da Fetag destacou a necessidade de ajuda dos governos federal e estadual no combate aos efeitos da estiagem. Renegociação e prorrogação de financiamentos, linhas especiais de crédito e ações de fortalecimento no fornecimento de milho estão entre as reivindicações.

O professor da Universidade de Passo Fundo (UPF) Mauro Rizzardi, que também é engenheiro agrônomo e doutor em Agronomia, afirmou que é necessário avançar em melhorias na estrutura do solo. Rizzardi avalia que, além de pensar em barragens e irrigação, é importante pensar e trabalhar na conservação da água no solo.

- Cada vez mais, nós devemos buscar, através da pesquisa, a melhoria da estruturação do solo, melhorando a conservação.

O prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida, afirma que a prefeitura está encaminhando a construção de novos poços:

- São três com recursos próprios e um com a ajuda do Estado, para termos mais quatro poços artesianos no interior nos próximos meses - declarou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

14 de Setembro de 2024 MARTHA Mar e sombra Entre tantos títulos, cito dois: o magnífico Misericórdia, da portuguesa Lídia Jorge, e Nós, da b...

Postagens mais visitadas