sábado, 2 de setembro de 2023

02/09/2023 - 09h00min

Claudia Tajes

Dia do Patriota? Me inclua fora dessa

Agora que se sabe que basta uma ideia de jerico para criar uma data municipal em Porto Alegre, pensei em instituir algumas efemérides no calendário da cidade. Deve estar faltando o que fazer na Casa do Povo, bora contribuir com ideias cidadãs.

Agora que se sabe que basta uma ideia de jerico para criar uma data municipal em Porto Alegre, e o já revogado Dia do Patriota está aí para provar, pensei em instituir algumas efemérides no calendário da cidade.

Verdade que não sou vereadora, mas examinando a nominata dos nossos edis, acredito que conseguirei o apoio de um ou outro para os meus pleitos. São 365 dias – que passam voando, é fato –, juntos encontraremos uma vaguinha para louvar algo que não precisaria ser homenageado. Deve estar faltando o que fazer na Casa do Povo, bora contribuir com ideias cidadãs.

Porto Alegre, afinal, tem poucos problemas. O lixo talvez seja prosaico demais para merecer a atenção da Câmara. Já reparou no estado dos containers, vandalizados, estourando, imundos em volta? Faz tempo que a cidade e o lixo andam se estranhando, e o lixo está vencendo. Só não fotografo o container da minha rua para não estragar o apetite dos amigos.

Daria para citar muitas outras demandas com potencial para encher a agenda dos vereadores nos sete dias da semana, incluindo feriados e férias. Mas já que a educação, a saúde, a segurança, a moradia, o transporte e outras miudezas do tipo não parecem relevantes, venho por meio desta sugerir algumas datas comemorativas que podem colocar Porto Alegre, mais uma vez, nos principais jornais e noticiários do país. 

Ou você não ficou orgulhoso de ver o Dia do Patriota no Jornal Nacional, no Jornal da Band, no UOL Notícias, no ICL, no Reinaldo Azevedo, na CNN, nos canais de youtubers e até mesmo na Jovem Pan – na Jovem Pan! – todos ressaltando a inconstitucionalidade da medida, alguns estupefatos e outros tirando sarro da nossa cara?

Mais ainda por ter sido a proposta de um vereador cassado que, na ausência de desculpa melhor, tirou o corpo fora dizendo que apresentou o projeto sem ler. O que me consola é saber que os vereadores que eu sigo não votaram a favor, nem se abstiveram, mas deram o contra direto nesse despautério.

Sem mais delongas, vão aqui minhas sugestões de efemérides para o calendário de Porto Alegre.

Dia do Entrevero: churrasco tem em todo lugar, até na China. Proponho que se homenageie o Entrevero, esse prato único da nossa culinária, que além de tudo é melhor que o triturador da pia da cozinha para acabar com os restos. Aquela lente de contato que você não acha? Procurando bem, vai encontrar no meio do Entrevero. 

Dia do Sorvete Quente: não sei se é típico daqui, mas jamais encontrei aquela maria-mole com gosto de isopor dentro de uma casquinha murcha nos outros lugares por onde andei. É uma homenagem à infância de todos nós, da direita, da esquerda, do centro e de muito pelo contrário.

Dia da Bergamota: data a ser comemorada em um dia de sol de inverno, descascando a berga sem medo de ficar com cheiro na mão e fazendo campeonato de quem cospe a semente mais longe. Um clássico que merece seu lugar no calendário.

Dia do Eleitor Não-Arrependido: depois da promulgação do Dia do Patriota, muitos eleitores porto-alegrenses devem ter se arrependido do seu voto para vereador. Pelo menos, é isso que o bom senso recomendaria. O Dia do Eleitor Não-Arrependido não é fixo, efeméride que acompanha a data das eleições municipais. 

Tudo começa com o cidadão se informando sobre os candidatos à vereança e as propostas que eles têm para a cidade. Depois disso, é só colocar um voto certeiro na urna – independentemente do espectro político do escolhido. Depois é passar os quatro anos do mandato comemorando que não elegeu uma nulidade ou um desastre para a Câmara. No ano que vem já dá para fazer o teste. 

Cumpra-se.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

14 de Setembro de 2024 MARTHA Mar e sombra Entre tantos títulos, cito dois: o magnífico Misericórdia, da portuguesa Lídia Jorge, e Nós, da b...

Postagens mais visitadas