sábado, 2 de março de 2024


02 DE MARÇO DE 2024
BRUNA LOMBARDI

O PODER REVELA

Dizem que o poder corrompe. Não concordo. O poder não corrompe, o poder revela. Coloquei isso na fala de um personagem da série A Vida Secreta dos Casais, que escrevi para a HBO. Tudo o que fazemos nos releva, mostra quem realmente somos.

Pessoas que mudam de caráter numa posição de mando, na verdade não estão mudando, sempre foram o que agora mostram abertamente.

Não é a ocasião que faz o ladrão, cmo dizia Machado de Assis. A ocasião faz o furto, o ladrão nasce feito. A maneira como a gente reage a cada oportunidade, problema ou conflito mostra quem somos, até para nós mesmos.

Quando a gente diz alguma coisa a respeito de alguém está, na verdade, dizendo muito mais a respeito de nós mesmos. O que eu digo a seu respeito reflete o que eu sou. Nem todo mundo presta atenção nisso, basta ver críticas espalhadas nas redes sociais, pessoas falando dos outros como se elas estivessem acima do que dizem.

Repare no comportamento de uma pessoa que assume algum posto de chefia e veja se ela se transforma. Ou um colega que trata mal as pessoas mais humildes que ele e é extremamente solícito com alguém no comando. Aquele que só é gentil com alguém que o possa prejudicar. Se em alguma ocasião uma amiga te traiu, não fique triste, machucada ou surpresa. Nunca é coisa de um momento de fraqueza ou necessidade. O caráter das pessoas não muda conforme o vento, mas aparece quando a gente menos espera.

Talvez eu não tenha percebido que aquela amiga era traíra, que na primeira chance mostraria do que é capaz. Talvez eu não quisesse ver. Tinha o prazer de confiar e acreditava que nada abalaria isso. Até que aconteceu.

Todo mundo tem histórias assim. A gente se sente ferida, chora, não entende. Até que aprende e aí diz para si mesma: não vou mais sofrer com isso. Porque gente que nos trai é melhor perder do que encontrar. Então a gente deveria comemorar a perda. Pode até perdoar, mas nunca confiar novamente.

Sabe a história do escorpião que pediu carona para o sapo pra atravessar o rio? Queria o favor, se mostrou um amor. O sapo confia, bota o escorpião nas costas e começa a travessia. No meio do rio, o escorpião dá uma picada no sapo, que mal consegue acreditar e entender depois da promessa feita e do favor prestado. E pergunta a razão para o escorpião, que responde: é mais forte do que eu, é a minha natureza. Tem muita gente assim com essa natureza, com esse caráter ou melhor, a falta dele.

E é duro de repente ter que dizer: não confio mais em você. O poder não está só num posto de comando, o poder está nas pessoas que deixamos entrar na nossa vida, no nosso coração, na nossa cama.

O poder de uma amizade que se revela falsa. Amiga de verdade é quem te diz as coisas ruins na cara, mas nas costas só fala bem de você. Vai te defender quando você não está vendo. Vai te ajudar e torcer por você.

A gente quer o sucesso de uma amiga, quer que ela seja feliz.

Sabe o que revela seu caráter? A maneira como você se comporta quando ninguém tá vendo. A consciência que você tem quando não tem ninguém te cobrando. As coisas que você faz para quem não pode fazer nada por você.

BRUNA LOMBARDI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

14 de Setembro de 2024 MARTHA Mar e sombra Entre tantos títulos, cito dois: o magnífico Misericórdia, da portuguesa Lídia Jorge, e Nós, da b...

Postagens mais visitadas