sábado, 2 de julho de 2022


02 DE JULHO DE 2022
MONJA COEN

FORÇA

Onde está sua força? Está na mente? Nos músculos? É seu corpo que controla a mente ou a mente que controla seu corpo? O que é a mente? Como medi-la, senti-la, pegá-la, acalmá-la ou excitá-la? E seu corpo, você o conhece, sente, percebe, respeita?

O que é a essência do ser? Há uma essência? Você já procurou por si mesmo? Foi ver se estava na esquina? Encontrou-se no espelho da parede ou no espelho da vida? O que é encontrar o seu eu verdadeiro? Há um eu falso? Seriam falsas as caretas que fazemos para fingir um poder que não temos? Será que de tanto fingir, nos tornamos?

Quem é você? Pergunte a si: quem sou eu? O que sou eu? Ser humano é humildade e terra misturada com céu e água. Percebe a pequenez e reconhece a grandeza de cada criatura?

O caminho do meio é uma via de curvas, de lombadas, de retas e de surpresas: para a direita, para a esquerda, com muitos erros e defeitos é perfeita. Pode sempre ser restaurada, resguardada, protegida e abençoada.

Pergunte, investigue, questione a si, a tudo e a todos. Sem a curiosidade, sem a procura não há encontro. Somos seres humanos e temos capacidade, direito e dever de questionar e descobrir a verdade. Não apenas o que nos contam, mas o que também não é contado. Quase invisível para quem não quer ver. Você quer ver, quer saber, conhecer?

O saber nos faz bem. Ler, estudar, pesquisar, ver, entender, diagnosticar e curar. Progredir, avançar, ir adiante e atuar. Tirar as máscaras e acabar com as mascaradas. Fim dos abusos, das falsidades. Transparência, confiança, encontro, respeito tornam possível viver em harmonia. Viver bem, compartilhar, cooperar.

Querer é poder? Então, a força da mente faz acontecer? Leva à ação correta?

Não repita jargões e frases de efeito. Penetre a verdade, torne-se real. Querer apenas não basta. É preciso planejar e agir. Sem dividir e separar, podemos juntar, multiplicar, melhorar. Unir para pensar e atuar para o bem de todos.

É tempo de aumentar a força que nos força a ser fortes. Força tem a ver com motivação, liberdade e ação. Força da mente se junta com força do corpo. Não só individual, mas social e coletivo. Somos. Interligados a tudo e a todos.

Apreciemos o desafio do agora. Momento de transformar, modificar, agir. A vida é um processo incessante. Cíclico em espiral - ascendente ou descendente. Depende de você, mas não só de você.

Não espere para agir. Espere o momento adequado. Como e quando decidir o que fazer e quando fazer? O que falar e quando falar? Como pensar? É possível não pensar? Ir além do pensar e não pensar. Experimente.

Quer na alegria ou na tristeza, na saúde ou na doença estamos comprometidos com a existência. Não deixe a pergunta calar. Não tenha pressa. Apenas urgência. Não aceite uma resposta feita e fácil. Pode até ser verdadeira. Verifique novamente. Não é apenas a rima que torna uma fala real. O que precisa rimar é amor com respeito, o não medo com a inclusão. Sem dívidas e com dúvidas, esperançamos, agimos, pensamos, falamos e nos tornamos a grande transformação de paz e harmonia possíveis aqui e agora.

Onde estamos é o lugar certo. A hora é agora. Que a força nos force a ser quem somos: livres, despertos, responsáveis, cuidadosos, filhos e filhos da Terra, do Sol, da Lua e do Ar. Força do core, do centro do ser, do coração da vida. Inspirando e expirando os batimentos se regularizam, corpo-mente em harmonia e a força provoca ventos de Norte a Sul, de Leste a Oeste.

Mãos em prece

MONJA COEN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

14 de Setembro de 2024 MARTHA Mar e sombra Entre tantos títulos, cito dois: o magnífico Misericórdia, da portuguesa Lídia Jorge, e Nós, da b...

Postagens mais visitadas