sábado, 8 de fevereiro de 2020



08 DE FEVEREIRO DE 2020
NÍLSON SOUZA

Darwin e os leitores

Na última quarta-feira, na página 6 deste jornal, publiquei um despretensioso comentário sobre criacionismo e evolucionismo nas escolas brasileiras e desafiei meus 17 leitores a completarem um imaginário diálogo entre Deus e Darwin, na porta do céu, depois da morte do cientista. Surpreso com a existência do paraíso, ele fica sabendo que só poderá entrar se reconhecer o Supremo Anfitrião como criador da vida. O que dirá? Foram tantas e tão criativas as respostas, que, em vez de duas como havia prometido, selecionei 17 e aproveito este espaço mais amplo para compartilhá-las também com os incontáveis leitores de David Coimbra.

Gustavo Heinrich Copé, de Novo Hamburgo, acha que Darwin diria: "Claro que o Senhor é responsável pela Criação, eu apenas decifrei como foi feito". Já Jayme José de Oliveira, de Capão da Canoa, tem esta visão: "Apenas segui a Tua diretriz, ao me dares o livre-arbítrio proporcionaste a oportunidade de continuar a Tua obra. A evolução, como o próprio nome indica, é a ultimação da Tua obra". Marinês Meyer pensa que Darwin reconheceria o direito autoral divino: "O ser humano evoluiu dos macacos, mas quem criou os macacos foi Deus".

Lírio Zanchet, de Frederico Westphalen, exemplificou com outra história: "Certa vez, num muro de Londres, um estudante escreveu a famigerada frase "Deus está morto - Nietzsche". Bono Vox, o guitarrista da banda U2, emendou ao lado "Nietzsche está morto - Deus".

Uca Marcon fez um interessante ensaio a respeito do assunto, do qual extraí o seguinte trecho: "Voltando aos tempos de Darwin, houve um cientista em sua época chamado Louis Pasteur, que disse: ?Um pouco de ciência nos afasta de Deus. Muito, nos aproxima?. E foi o que aconteceu. À medida que a ciência evoluiu, a teoria de Darwin continuou sendo considerada verdadeira. Porém, ficou claro que ela não seria possível sem uma inteligência superior. 

Assim, surgiu a chamada Teoria do Design Inteligente, pela qual um grupo de cientistas diz que a evolução proposta por Darwin foi realizada pela "mão" de um Criador. Pois, se há um projeto, tem que haver um projetista. Por isso, acredito que, quando Darwin chegou ao céu, reconheceu a grandeza do autor da Evolução e, assim, Deus permitiu que Darwin entrasse pela porta. Pois o tempo de Deus é diferente do tempo dos homens. E a Teoria de Darwin, ao invés de ir contra o Criador, demonstrou a grandeza de Sua Criação".

Ivan Elstor Dopke, falando por Darwin, foi direto ao ponto: "Senhor Deus, te agradeço por haveres me criado com inteligência suficiente para poder explicar aos homens como tudo se modificou após a Sua Criação do Mundo". J. Oscar Paz ironizou: "Ao que eu saiba, ó Criador, sois o mais evoluído dos seres... Então, dizei-me que é brincadeira, para que eu e minha teoria possamos entrar". Otávio Passos de Oliveira, com humor, acha que Darwin se rendeu: "Tens razão, Deus. Morrendo e aprendendo!". Na suposição de Thiago Ferreira, Darwin argumentou: "Ok, você fez a criação. Mas a seleção natural fez a evolução". Osvaldo Munari Raupp brincou com a teoria do macaco: "O senhor sabe com quem está falando? Sou assiiiiim com o King Kong!". Lucia Silla ampliou o diálogo: Darwin: "Deus, criando a vida para que esta evoluísse, permitiu que inteligências como a minha conseguissem compreender a importância de cada ser vivo na evolução por Vós planejada". E Deus: "Pode entrar, pois a ideia era exatamente esta - criar um homem à minha semelhança". Vera Reichert manteve Darwin irredutível: "Você não deu provas suficientes de que existia para realizar uma obra desta magnitude". Noara Bernardy Lisboa imaginou o contrário: "Senhor Deus, se me deixares entrar poderei explicar aos homens de pouca fé como é evoluir no Paraíso". Henrique Motta também foi por este caminho: "O senhor é brilhante! Criou os seres unicelulares para se desenvolverem e facilitar meu trabalho". Paulo JB Leal fulminou Darwin: "Deus, como eu sou um mentiroso, me retrato". André Martins foi mais respeitoso: "Vossa Onipotência, saiba que todas as coisas foram criadas por Vós e para Vós. Tenho a prova disso, está na Bíblia. Então, eu só criei porque Vós criastes a mim antes! Me dá licença, agora?".

Para concluir, Juarez Guedes, que estendeu a conversa:

- Pensa bem, Charles! O que vão dizer de mim? E Deus criou o macaco?

- Boa pergunta. Mas vem de antes.

- De antes o quê?

- De antes do macaco.

- O quê? E Deus criou a cegonha? O coelhinho?

- Antes... muito antes.

- A ameba? Menos que isso não dá. Não desisto do desenho inteligente.

- Nem tão inteligente assim, né, Deus?

- Vamos lá... última oferta: e Deus criou o Bóson de Higgs, a partícula de Deus! Depois vieram os elétrons, moléculas, amebas, as algas, peixes, anfíbios, os mamíferos, homens, mulheres, até o auge do meu design... aquela de Horizontina... a Bündchen. Com trema e tudo.

- Quer dizer que, no fundo, no fundo, a Gisele é criação sua?

- Isso!

- Bah, Deus, você é um teimoso, muito narcisismo para uma pessoa só.

- Pessoa, não. Não ofende. Para um Ser!

- Tá bom, para um Ser só. Quer saber de uma coisa? Tô fora. Você não existe!

Mas leitores inteligentes e bem-humorados, felizmente, existem muitos. Agradeço a todos os que entenderam a brincadeira e peço desculpas pelas mensagens que não consegui publicar.

*O colunista David Coimbra está em férias e retorna no dia 18/2

nilsonlsouza31@gmail.com - INTERINO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

14 de Setembro de 2024 MARTHA Mar e sombra Entre tantos títulos, cito dois: o magnífico Misericórdia, da portuguesa Lídia Jorge, e Nós, da b...

Postagens mais visitadas