sábado, 8 de fevereiro de 2020



08 DE FEVEREIRO DE 2020

TRÂNSITO

Cobrança de pedágio nas BRs 101 e 386 começa domingo

Valor da tarifa será R$ 4,40 para automóveis e R$ 2,20, para motos. Pagamento deverá ser feito nos dois sentidos

Começa neste domingo a cobrança nas cinco novas praças de pedágios construídas pela CCR ViaSul no Estado. Quatro delas ficam entre Canoas e Carazinho, em um trecho de 264 quilômetros da BR-386. A outra está na BR-101 em Três Cachoeiras. Padronizada em todas as unidades e cobrada nos dois sentidos, a tarifa custará R$ 2,20 para motos e R$ 4,40 para carros.

O pagamento é só em dinheiro, cartões não serão aceitos. A cifra será corrigida anualmente pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Desde 30 de janeiro, a concessionária testa a implementação da cobrança abordando os usuários que passam pelas cabines. Até a noite deste sábado, ninguém precisará tirar dinheiro da carteira. Os motoristas apenas serão alertados sobre o começo da operação por material informativo.

O período também é aproveitado para realização dos últimos treinamentos e ajustes no sistema de arrecadação, informou a empresa. Para operar o serviço, foram contratadas 200 pessoas, sendo 23 delas moradoras de Fontoura Xavier. O município de 10 mil habitantes cortado pela BR-386 recebeu uma das estruturas.

- Se contabilizadas as vagas para manutenção da via, temos mais de cem moradores empregados pela concessionária. A praça trouxe emprego e vai gerar ICMS. Porém, nossa cidade é muito ligada a Soledade. Foro, Defensoria Pública, Promotoria e Cartório de Registro de Imóveis ficam lá. O pedágio vai atrapalhar. Por isso, estamos pleiteando isenção de pagamento para veículos emplacados aqui - observa o prefeito de Fontoura Xavier, José Flávio Godoy da Rosa.

Diretor-presidente da concessionária, Fausto Camilotti descarta a dispensa tarifária:

- Quem andar na rodovia vai usufruir de todos os benefícios. Não faz sentido esse tipo de isenção - pontua.

Pacote

A CCR é a maior concessionária de rodovias do país, responsável pela administração da Presidente Dutra, que liga São Paulo ao Rio de Janeiro, e da Anhanguera-Bandeirantes, que conecta a capital paulista ao interior do Estado.

No Rio Grande do Sul, responde pela Rodovia de Integração do Sul (RIS), pacote de quatro estradas federais que cortam o solo gaúcho: freeway e BRs 101, 386 (entre Canoas e Carazinho) e 448. Cabe à empresa paulista fazer manutenção, conservação e melhorias nestas vias (veja quadro na página seguinte). Em contrapartida, vai administrar por 30 anos as sete praças de pedágio, incluindo as duas na freeway.

Segundo a direção, nos próximos cinco anos, as quatro rodovias alcançarão o mesmo parâmetro técnico de qualidade de pavimento e sinalização, ainda que tenham configurações de pistas e de velocidades diferentes.

A exigência da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) é de que no primeiro ano sejam realizados trabalhos como conserto de placas e pontes, roçada, pintura e manutenção do pavimento. Obras mais estruturais são esperadas a partir de 15 de fevereiro, quando se completa o primeiro ano de concessão.

- Das nossas ideologias, a central talvez seja conservar a segurança viária - destaca Camilotti.

Investimentos

Todo o trecho concedido à CCR Via Sul já conta com os serviços de atendimento médico e mecânico e, ao longo do ano, recebeu os trabalhos iniciais de recuperação do pavimento e manutenção.

A concessão exige investimento de R$ 5 bilhões em obras e R$ 3,8 bilhões em conservação e operação, abrangendo 36 municípios, em um total de 473,5 quilômetros de estrada. A expectativa é d
MARCELO KERVALT

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