sábado, 14 de março de 2020



14 DE MARÇO DE 2020
CARPINEJAR

O sinal do desgaste

Qual sinal de que a relação vem desmoronando? Quando o casal deixa de brigar um com o outro e passa a dilapidar os tesouros emocionais de cada um.

No caso do homem, ele costuma atacar a família da esposa. Reclama do pai, da mãe, dos irmãos, da falta de acolhimento que o casal recebe. Como não pretende assumir a sua intenção de puxar uma briga, fala mal de quem é próximo. A aparência é de um gesto altruísta, mas não se engane, a ambição tem o motivo nem um pouco nobre de gerar confusão e desestabilizar. Ou usará o argumento da grosseria (não me tratam com respeito) ou da avareza (não ajudam em nada). Balança a árvore para o ninho cair e contar com mais influência sozinho.

Toda confraternização familiar será uma lenta negociação, com ele procurando desculpas para não ir ou armando birra na véspera do compromisso firmado.

No caso da mulher, tradicionalmente, ela emprega o artifício de depreciar os amigos do marido. Caracteriza que são folgados, que são abusados, que não têm limites, que falam bobagens, que são marmanjos, que são exploradores, que não cresceram. Cria um vespeiro para qualquer visita ou encontro com um deles. Tudo precisa pedir licença: você não me avisou que ele vinha para jantar! Você não me consulta para nada!

Visitas fortuitas se transformam em invasão da vida íntima, a ponto de desencadear ultimato: ou eles ou eu. Tampouco quer mostrar indisposição. Faz de conta que o problema se origina dos amigos, não do romance, porém o seu desejo é minar um estilo de vida, a liberdade dos afetos.

No momento em que estão infelizes no relacionamento, homem busca estragar a família, mulher busca estragar as amizades. Não reparam direito as cobranças seriadas, às vezes as agressões são involuntárias e gratuitas, feitas no desespero da boba implicância.

As acusações são fantasmas. Em vez de expor o que realmente incomoda, investem as suas forças em motivos secundários.

O que provoca uma confusão mental, fazendo com que a companhia entenda a cisma pelo motivo errado.

Não é que ele bebeu demais, é que ele saiu para se divertir com os amigos.

Não é que ela não o defendeu na frente dos sogros, é que ela se encontrava feliz com as conversas de sempre.

Além de enfraquecer o exército rival para ampliar poder de decisão, o objetivo é castigar o par por não corresponder às expectativas de algum projeto em comum: ou filhos ou altar ou casa maior ou morar numa nova cidade ou conseguir um emprego melhor.

O isolamento amoroso ainda é aplicado para corrigir comportamentos. Tudo poderia ser mais direto e menos cansativo.

CARPINEJAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

14 de Setembro de 2024 MARTHA Mar e sombra Entre tantos títulos, cito dois: o magnífico Misericórdia, da portuguesa Lídia Jorge, e Nós, da b...

Postagens mais visitadas