sábado, 8 de janeiro de 2022


08 DE JANEIRO DE 2022
BRUNA LOMBARDI

RESOLUÇÕES DE ANO-NOVO

Quando um novo ano começa, além dos desejos manifestados de cada um, com velas, flores e orações, a gente sente simbolicamente uma renovação, uma esperança, uma possibilidade de transformação. Cada um faz do seu jeito listas, lembretes, resoluções.

A gente passa um pano para apagar as coisas que não fez, que não aconteceram ou não deram certo. Afinal, conta a partir de agora, esse é o começo. Cada um recorre a sua inspiração, curte sua superstição, busca uma nova página em branco, onde vai poder escrever como quiser sua própria história.

A cada início de ano somos protagonistas de uma série de propostas que este ano sim, nós vamos enfim realizar. Vamos nos cuidar, nos movimentar, fazer exercícios, comer saudável, dormir melhor, deixar para trás coisas que nos fazem mal.

Vamos cuidar da saúde, do equilíbrio emocional, parar de adiar coisas, parar de nos estressar. Controlar o humor, melhorar a concentração, praticar mindfulness.

Vamos deixar a preguiça de lado e organizar a casa, o computador, as fotos. Vamos ter mais tempo para nós mesmos. Ter tempo para os amigos, conhecer pessoas novas, lugares novos e, se não der para ir longe, ver o novo aqui perto, aqui ao lado, em frente, ver as coisas de um jeito novo, com um novo olhar, uma nova perspectiva.

Cuidar da autoestima, da autoconfiança, acreditar mais em si mesmo e sentir que é possível, um pouco de cada vez, mas é possível melhorar. Jogar fora a autocrítica, a voz negativa, os pensamentos que sufocam, a ansiedade, o excesso de julgamento com os outros e com nós mesmos.

Trocar a desesperança por novas experiências, novas vivências, tentar uma coisa que a gente sempre quis fazer, chegou a hora. Ser criativo, proativo, pensar em prosperar, fazer coisas que acrescentem valor, ajudem tanto a nós quanto ao coletivo.

Ter mais empatia, ser mais solidário, mais gentil no dia a dia, com as pessoas. Criar uma energia melhor em volta de nós. Quando fazemos o bem, nosso cérebro libera um hormônio chamado ocitocina, que colabora com a nossa felicidade.

Precisamos prestar atenção no tempo gasto nas redes sociais e fazer uma boa gestão do tempo, justamente para que sobre tempo de não fazer nada, ficar em silêncio. Brincar com os bichos, olhar as nuvens e o voo dos pássaros.

Ler mais, ler aquela pilha de livros que aumenta a cada dia e a gente não dá conta. Resgatar relações, conectar com amigos queridos, ter tempo para os amigos, dizer a eles que são importantes.

Limpar o peso das coisas que carregamos, sentimentos que não nos servem mais, desintoxicar. Limpar a mente, o espírito, o coração, perdoar. Perdoar e saber seguir. Acreditar no amor, mesmo com o coração machucado, deixar o peito aberto para o novo. Amar e jogar amor no mundo, sabendo que ele vem. Amor se renova, se repensa, se recria.

Um ano novo se descortina, tempo de recuperar o amor por nós mesmos e por quem nos faz bem. O amor sempre surpreende e aparece quando menos se espera. Um ano novo feliz e muito amor para todos vocês.

BRUNA LOMBARDI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

14 de Setembro de 2024 MARTHA Mar e sombra Entre tantos títulos, cito dois: o magnífico Misericórdia, da portuguesa Lídia Jorge, e Nós, da b...

Postagens mais visitadas