sábado, 8 de janeiro de 2022


08 DE JANEIRO DE 2022
MAGALI MORAES

Uma semana depois

Agora que passou a primeira semana de 2022, me conta o que você está achando desse novo ano. Muito recente pra ter uma opinião formada? A rotina já tomou conta da situação? Não deixa isso acontecer, não ainda. Antes que a vida engrene por completo, guarda mais um pouco dentro de você aquela sensação de encantamento dos fogos de artifício colorindo o céu. Lembra como foi bonito? Sempre é. A gente não vestiu branco por acaso. Rituais de passagem existem pra trazer esperança e inspirar novas atitudes.

As expectativas estão altas? Calma que o ano acabou de sair do forno, se fosse um pão ainda estaria quente. O que é uma semana pra quem aprende a dirigir? Pra quem volta pra casa com um bebê recém-nascido no colo? Quase nada, tem muito chão pela frente. Uma semana depois de iniciar um relacionamento, não dá pra saber se vai durar. Uma semana depois de perder alguém, a dor segue igual (beijos pra família da Lya Luft). Mudar de casa, de Estado ou país? Uma semana depois, seguimos em território desconhecido. É apenas um amostra, provinha, provação. Os novos hábitos demoram bem mais pra ser internalizados. Então segue acreditando no potencial de 2022. Por enquanto foi degustação.

Em quantos dias um buquê de flores perde seu frescor e perfume? Quanto tempo dura o cheirinho de carro zero-quilômetro? Depende de como a gente cuida deles. Eu vou fazer de tudo pra esticar a sensação de novidade desse ano que mal começou e já me surpreendeu. Falando nisso, um friozinho na barriga demora segundos ou horas? O que eu estou sentindo já dura uma semana: desde o momento em que descobri que estaria aqui conversando com você. Sou otimista de carteirinha, mas confesso que as minhas expectativas estavam nebulosas pro início do ano. Apenas joga pro universo que alguém lá em cima organiza tudo.

E já que estamos falando sobre essa coisa tão subjetiva chamada tempo, uma semana pode parecer uma eternidade pra quem espera uma notícia boa, o resultado de um exame, o sim de um processo seletivo de emprego. Nesse mundo instantâneo em que vivemos, o que seria se a gente normalizasse que em 2022 todas as mensagens de WhatsApp podem demorar uma semana pra ser respondidas? Seria o caos ou a paz na Terra? Não precisa responder, é pra refletir sobre urgências nada urgentes.

Uma semana depois da virada de ano, você ainda pensa na sua listinha de resoluções? Se escreveu em papel, amassa. Se foi no bloco de notas do celular, apaga. Se foi só de cabeça, esquece. A vida vai te surpreender de um jeito ou de outro.

Magali Moraes ocupará esse espaço nas edições de janeiro

INTERINA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

14 de Setembro de 2024 MARTHA Mar e sombra Entre tantos títulos, cito dois: o magnífico Misericórdia, da portuguesa Lídia Jorge, e Nós, da b...

Postagens mais visitadas