sábado, 2 de abril de 2022


02 DE ABRIL DE 2022
BRUNA LOMBARDI

TEMPOS TUMULTUADOS

Não é por acaso que essa última cerimônia do Oscar foi a mais caótica da história. Vivemos tempos tumultuados. Polarizações se tornam agressões, divergências são perigosas, discursos enfrentam censura e discussões acaloradas podem acabar em crimes. O quadro de manifestações de violência atinge todos. As bruxas estão soltas.

Na verdade, bruxas continuam sendo queimadas vivas em fogueiras nas praças públicas, diante da raiva coletiva. Soltos estão os criminosos, os mandantes, os que querem a destruição. E você, quer essa destruição?

No mundo, se instaura o espírito da guerra, a propagação do ódio, a ideia do poder a qualquer preço, a mentalidade do abuso.

São tempos de energias conturbadas e isso gera tumulto geral. Na história da humanidade, esses períodos são consequências do fanatismo de líderes que incitam o ódio e alastram o mal de forma devastadora. São movidos pelos piores princípios, querem o poder a qualquer preço, corrupção, abuso, a ganância absoluta da supremacia.

Yuval Harari diz que ditadores usam sempre o mesmo velho truque: dividir para governar. A verdadeira democracia busca o difícil equilíbrio da união entre as pessoas para construir uma sociedade pacífica. Os regimes totalitários querem que o povo se divida em facções inimigas que se odeiem e se destruam.

Assim, ficamos todos mais fracos, todos com muito medo e extrema insegurança. Um país corroído é mais fácil de ser dominado. E a regra é: quanto pior, melhor.

Esses ditadores geram crise, perigo,, impunidade, escassez, pânico, justamente para que eles possam se apresentar como salvadores da pátria.

Hipocritamente, fingem defender uma moral que não possuem, um direito que não aplicam, uma mentira cruel diluída em centenas de milhares de fake news, fabricadas e espalhadas na estratégia do terror.

E começam o combate constante, a caça exterminadora aos inimigos, que são todos os que não pensam como eles.

São regidos pela estupidez do ego, se expressam pela força bruta, agressão, hostilidade. Pregam a brutalidade e o embrutecimento. Espalham racismo, machismo, misoginia, homofobia, truculência, xenofobia. Ignoram os direitos do outro, a liberdade do outro. O outro. Odeiam a liberdade de expressão e pensamento.

Nos desenhos animados que eu via quando criança, um reino era tomado pelo Mal e se iniciava o período das Trevas. De repente, tudo ficava escuro e seco e em todos os lugares se espalhava fome, escassez e sofrimento.

E quando finalmente o Bem vencia, tudo voltava a florescer e um novo reino renascia sobre as cinzas.

A batalha entre o Bem e o Mal é a luta entre Ignorância e o Conhecimento. Entre um mundo em ruínas e flagelo no Obscurantismo da Era das Trevas e os valores humanitários do Renascimento e do Iluminismo.

O Conhecimento vence a Ignorância. Precisamos acreditar que o Bem existe e depende de nós. Que vão soprar os ventos da solidariedade, união e resistência. Que vamos transformar o espírito do nosso tempo e pacificar os ânimos acirrados.

Não deixe que o mundo te transforme naquilo que você não é.

BRUNA LOMBARDI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

14 de Setembro de 2024 MARTHA Mar e sombra Entre tantos títulos, cito dois: o magnífico Misericórdia, da portuguesa Lídia Jorge, e Nós, da b...

Postagens mais visitadas