sábado, 9 de abril de 2022


09 DE ABRIL DE 2022
MONJA COEN

BUDA NASCE QUANDO VOCÊ DESPERTA

Buda nasce quando você desperta. Buda se manifesta em cada mente que se desdobra e se expande. Buda, aquele ou aquela pessoa que despertou, vive em cada um de nós, quando nos revelamos ao mundo de forma ética. Ou seja, quando pensamos no bem coletivo antes do nosso bem individual, quando queremos o bem de todos os seres incluindo o nosso ser.

Onde está Buda agora? Nesta folha, neste texto, no seu olhar, no seu pensar.

Como nasceu, onde e como vive e viveu e será que morrerá? Buda é imortal? Seria um super-herói? Seria deus? Quem é Buda? O que é um Buda?

Onde está? Como se manifestaria hoje nas ruas? Usaria ternos de luxo, sapatos de couro especial? Estaria também nos pobres de roupas simples e alpargatas ou sandálias de dedo? Será que Budas escolhem cor de pele, formato de olhos, altura e peso?

Será que nascemos Buda ou nos tornamos Budas? Alguém nos entrona como Buda ou há infinitos Budas sem tronos, sem reinados, sem luxos e sem servos, sem seguidores? Sem se tornar influenciadores de multidões, mas vivendo em simplicidade no compartilhar e acolher, compreender e cuidar...

Há Budas mulheres, homens, crianças, idosos, travestis, trans e o que mais houver. Pois é um estado de paz, de sabedoria, de ternura, de cuidado amoroso e gentileza, capaz de mudar a realidade através do diálogo e do amor, apresentando a verdade assim como a realidade é. Sem fantasias, sem lentes coloridas de bonito ou feio, de certo ou errado. Capaz de atuar e transformar, sempre para o bem do maior número de seres.

Realmente existiu um Buda histórico há 2.600 anos ou foram e são vários budas? Foi feita alguma imagem de mármore, gesso, madeira? Algum desenho quer fosse colorido, branco e preto, que pudesse revelar um homem de braços longos como é descrito no Sutra da Flor de Lótus da Lei Maravilhosa? Orelhas grandes, enormes simbolizariam a capacidade de ouvir para entender?

Teria sido alto ou baixo? Gordo ou magro? Há imagens de um careca gordinho, barrigudo, que representa Hotei, uma deidade chinesa da fartura. É confundido com Buda e alguns o chamam de Maitreia Buda, o Buda do futuro. Um futuro desejável quando todos poderão ser felizes, pois haverá paz e fartura, respeito e harmonia.

Será que essa utopia vai acontecer? Quando? Quando irão cessar as guerras, as violências, os abusos?

Xaquiamuni, filho de rei e rainha, nasceu no que seria hoje o dia 8 de abril. Ainda não era Buda, era Sidarta, um bebê. Cresceu, foi educado e treinado a ser rei. Abandonou tudo, pois passou a se questionar sobre o sofrimento humano - haveria como evitar tanta insatisfação que acompanham o nascer, envelhecer, adoecer e morrer?

Foi peregrino, retirante, questionador, pacifista, filosofou com os grandes sábios da época. Fez jejuns, abstinências. Sentou-se em meditação profunda, depois de muitas questões e perguntas, sua mente silenciou e ficou absolutamente presente e aberta...

Foi assim que despertou. Teria exclamado: "Eu, a grande Terra e todos os seres, juntos, simultaneamente nos tornamos o Caminho". Só depois dessa imersão o chamaram Buda.

Você já percebeu que estamos juntos e interligados a tudo que é, foi e será? Por isso você cuida com ternura e sabedoria de si e de tudo que há? Ou bombardeia, destrói, queima matas, territórios indígenas e quilombolas? Fique atenta, criatura. Discernimento correto é sua missão, condição e capacidade, direito e dever. Preste atenção em sua fala, ação e pensamento. Escolha despertar. Que surjam Budas e Budas e Budas...

MONJA COEN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

14 de Setembro de 2024 MARTHA Mar e sombra Entre tantos títulos, cito dois: o magnífico Misericórdia, da portuguesa Lídia Jorge, e Nós, da b...

Postagens mais visitadas