sábado, 9 de abril de 2022


09 DE ABRIL DE 2022
INFORME ESPECIAL

Já ouviu falar em Panc?

Em tempos de comida cara, inflação alta, fome e insegurança alimentar, esse deveria ser um tema "da moda", mas ainda é pouco falado e mesmo conhecido por muitos de nós. As Plantas Alimentícias Não Convencionais - ou simplesmente Panc - são frutas, folhas, flores, rizomas, sementes e outras partes de vegetais que podem ser consumidas, mas que a gente às vezes nem imagina.

A sigla foi cunhada em 2008 pela nutricionista Irany Arteche, mestre em Fitotecnia pela UFRGS, a partir de estudos do biólogo Valdely Kinupp, professor do Instituto Federal de Educação do Amazonas. De lá para cá, a ideia vem ganhando novos sentidos.

- Costumo dizer que a Panc da vez é o pensamento alimentar não convencional. Chegamos a um ponto em que precisamos repensar a forma como comemos - resume Irany, que vive em Porto Alegre.

Muitos exemplares de Panc são chamados de "erva daninha" ou de "inço". Sabe aquele "matinho" ali no terreno baldio ou na fresta da calçada? Pois é. Pode ser uma Panc das mais saborosas e nutritivas, tanto quanto algumas velhas conhecidas do nosso paladar.

Quer um exemplo? A bananeira é uma PANC, não pelo uso corriqueiro (dos frutos maduros), mas pela casca, pelos frutos verdes e pelo mangará (coração). É possível preparar ótimos pratos com esses ingredientes, aproveitando tudo, sem desperdício - como faziam nossos avós.

- Não é comida de marciano nem de ecochato. É um conhecimento ancestral, um patrimônio que se perdeu com o processo de industrialização. Passou da hora de resgatarmos isso - defende a nutricionista.

JULIANA BUBLITZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

14 de Setembro de 2024 MARTHA Mar e sombra Entre tantos títulos, cito dois: o magnífico Misericórdia, da portuguesa Lídia Jorge, e Nós, da b...

Postagens mais visitadas