segunda-feira, 12 de setembro de 2022


10 DE SETEMBRO DE 2022
CARTA DA EDITORA

CARTA DA EDITORA Presença em Londres

Na quinta-feira, tão logo surgiram as primeiras notícias de que a rainha Elizabeth II estava sob supervisão médica e os seus familiares haviam sido chamados com urgência ao castelo de Balmoral, na Escócia, prontamente as redações da RBS TV e Integrada (ZH, GZH, Rádio Gaúcha e Diário Gaúcho) deram início a uma mobilização para deslocar da forma mais rápida possível um jornalista a Londres. Em grandes coberturas, ter um olhar próprio sobre o que está acontecendo proporciona um conteúdo diferenciado aos telespectadores, ouvintes e leitores.

Nenhuma das alternativas permitia que um profissional chegasse lá em poucas horas. Foi quando a gerente-executiva de Jornalismo da RBS TV, Ellen Appel, trouxe a informação de que o repórter Marco Matos estava em Paris, às vésperas de retornar ao Brasil após período de férias pela Europa. Ellen na mesma hora entrou contato com Marco sobre a possibilidade de viajar para a capital inglesa. Nessas horas, mesmo conscientes de que os desafios são grandes, jornalistas costumam vibrar, pois sabem que estão diante de fatos históricos. E não foi diferente com Marco.

Quando veio a notícia da morte de Elizabeth, Marco já estava se dirigindo à estação para embarcar no trem que o levaria à Inglaterra. Poucas horas depois, já em frente ao Palácio de Buckingham, o repórter entrava com boletins ao vivo na Gaúcha e mandava textos e vídeos para GZH.

- Não tive dúvidas sobre a importância de correr para Londres. Foram duas horas entre eu estar sentado na beira do Rio Sena até estar sentado no trem indo para Londres. É um momento histórico. A despedida de uma das maiores personalidades do mundo, talvez a mais emblemática do último século. Cobrir isso tudo para o Grupo RBS é um grande desafio e uma responsabilidade - conta Marco, que entrou em 2012 na empresa como estagiário em Caxias do Sul e hoje está à frente da previsão do tempo na RBS TV.

Os conteúdos sobre os funerais da rainha estão nas páginas 22 a 24.

A partir desta segunda-feira e até o dia 21, ZH publicará artigos de oito candidatos a governador do Rio Grande do Sul. Foram convidados a responder por que querem governar o Estado os postulantes de partidos com ao menos cinco representantes no Congresso. A ordem de publicação dos textos é alfabética, conforme o nome que será apresentado na urna eletrônica no dia da eleição.

DIONE KUHN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

14 de Setembro de 2024 MARTHA Mar e sombra Entre tantos títulos, cito dois: o magnífico Misericórdia, da portuguesa Lídia Jorge, e Nós, da b...

Postagens mais visitadas