segunda-feira, 12 de setembro de 2022


10 DE SETEMBRO DE 2022
CARTA DA EDITORA

Você fala a minha língua?

Para quem cruzou com memes, cards ou frases divertidas no Twitter falando sobre uma tal linguagem do amor e ficou perdido, explicamos nesta semana a expressão que você pode não saber a origem, mas com certeza tem a resposta do seu glossário amoroso na ponta da língua. Um dos novos (ou nem tanto, devido ao vai-e-vem do tema) virais das redes sociais se refere a um best-seller escrito num tempo em que apenas o e-mail fazia parte da nossa rotina: As Cinco Linguagens do Amor, livro do antropólogo americano Gary Chapman lançado nos anos 1990.

Como amor é amor desde sempre, ainda bem, Chapman joga as iscas: palavras de afirmação, tempo de qualidade, presentes, atos de serviço e toque físico. Mesmo sem estudos científicos que comprovem a tese, conforme a entrevista da psicóloga Maria Eduarda de Alencastro para a repórter Letícia Paludo, é irresistível não pensar qual a nossa linguagem - e não preciso dizer as maravilhas que saíram de nossa reunião de pauta semanal. Não serei indiscreta com as meninas, então vou revelar apenas a minha: cozinhar para a pessoa ou mesmo receber com comidinhas compradas, se a semana foi corrida demais. Seria o tal "ato de serviço"?

Esse exercício vale muito, porque nos faz refletir sobre as diferenças que temos, o quanto estamos dispostos a ter flexibilidade nas relações e como não somos uma fórmula pronta. Maria Eduarda relata, ainda, que muito do que "dizemos" nas nossas ações são fruto de geração, cultura e experiências de vida. O outro também. E é quando juntamos tudo isso que a mágica acontece.

Só para comprovar: estou escrevendo esta carta no feriado, com um bolinho de chocolate ao lado, esperando a equipe para um café carinhoso no plantão.

CARTA DA EDITORA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

14 de Setembro de 2024 MARTHA Mar e sombra Entre tantos títulos, cito dois: o magnífico Misericórdia, da portuguesa Lídia Jorge, e Nós, da b...

Postagens mais visitadas