sábado, 6 de novembro de 2021


06 DE NOVEMBRO DE 2021
LITERATURA

MARTHA MEDEIROS EM PROSA E POESIA

Autora lança "Noite em Claro Noite Adentro" neste sábado na Feira do Livro

A best-selller Martha Medeiros tem um livro fantasma, nas palavras da própria autora. Lançado em 2012, Noite em Claro saiu em uma pequena série da L&PM, chamada 64 Páginas, e não alcançou grande repercussão à epoca. Trata-se de um relato de uma mulher um pouco perturbada pelos relacionamentos incompletos que viveu, amores que mais incomodaram do que lhe trouxeram serenidade.

Como o livro passou quase despercebido, Martha decidiu relançá-lo pela mesma L&PM junto com poemas que escreveu nos últimos 20 anos. Noite em Claro Noite Adentro (144 páginas, R$ 39,90) tem lançamento neste sábado, às 17h30min, na Praça de Autógrafos da Feira do Livro de Porto Alegre.

Quem costuma ler suas crônicas em Zero Hora pode ficar surpreso com a personagem, uma mulher que deixa claro que adora sexo e encara o amor mais como uma neurose do que uma realização. Martha garante que a personagem não tem nada de si.

- Como cronista, escrevo muito sobre relações humanas, mas sempre dentro de uma ótica realista, buscando falar sobre viver um amor legal, viver relações saudáveis. E, de repente, quis mostrar um outro lado, uma personagem que me contradiz e mostra quão tumultuada e doentia pode ser essa relação com o amor.

Embora Martha não se identifique com a personagem, considera que o amor da vida real está mais perto das experiências de Noite em Claro do que das fotos de casais felizes na internet.

- Essa é a grande verdade que, às vezes, a gente não consegue aceitar. Sempre fica faltando uma parte, e é com isso que a gente tem que aprender a lidar.

Noite em Claro fala da impossibilidade do amor romântico: a personagem, em certos momentos, vive situações degradantes com seus parceiros sem fazer qualquer crítica do que lhe aconteceu.

- Quando escrevo uma história, permito que meus personagens tenham características humanas, que minha personagem seja contraditória, esquisita, maluca, extremamente faminta por experiências, nem todas elas cor-de-rosa - diz.

A outra ousadia de Martha é que, da metade do livro em diante, o leitor depara com Noite Adentro, uma reunião de 51 poemas inéditos, escritos desde a última vez que publicou Cartas Extraviadas e Outros Poemas, em 2001. Apesar de algumas homenagens delicadas às filhas, ainda há um sentimento de inadequação no amor, de uma expectativa irrealizada.

Uma Martha mais noturna e menos feliz, mas uma experiência completa da sua literatura.

KARINE DALLA VALLE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

14 de Setembro de 2024 MARTHA Mar e sombra Entre tantos títulos, cito dois: o magnífico Misericórdia, da portuguesa Lídia Jorge, e Nós, da b...

Postagens mais visitadas