sábado, 6 de novembro de 2021


06 DE NOVEMBRO DE 2021
UROLOGIA

A PANDEMIA E A SAÚDE MASCULINA

CÂNCER DE PRÓSTATA TEM MAIS DE 90% DE CHANCE DE CURA SE FOR DIAGNOSTICADO PRECOCEMENTE

A cada sete minutos, ocorre um novo diagnóstico de câncer de próstata no Brasil, diz Gustavo Franco Carvalhal, urologista membro da Escola Superior de Urologia da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) e professor da PUCRS. Em 20% dos casos, a doença já está em estágio avançado, havendo maior possibilidade de morte. É sobretudo neste aspecto que será sentido o maior impacto da queda no número de diagnósticos decorrente da pandemia.

- No contexto da covid-19, os homens tiveram medo de procurar atendimento médico, de fazer check-up e exames de prevenção. Isso terá efeito futuramente, porque eles vão chegar com doenças mais avançadas - diz Carvalhal. - Quando diagnosticado em estágio inicial e sem metástase, o câncer de próstata tem mais de 90% de chance de cura.

Para o médico, a redução da procura foi consequência de dois fatores. Um deles é o receio de ser contaminado pelo coronavírus e o outro refere-se aos recursos de saúde, todos direcionados ao combate da pandemia. Por isso, há uma demanda reprimida muito alta.

Entre as medidas atenuantes, está a avaliação individual de cada paciente, defende Eduardo Franco Carvalhal, chefe do Serviço de Urologia do Hospital Moinhos de Vento:

- Temos usado muito a estratificação de risco. Pacientes com risco baixo ou intermediário de progressão podem aguardar algum tempo pelo atendimento sem dano. Já pacientes com alto risco de progressão precisam ser tratados com brevidade, mesmo durante a pandemia.

Gustavo Franco Carvalhal relata que no RS já é possível notar uma retomada gradativa da procura por atendimento no segundo semestre, graças ao avanço da vacinação e à redução dos casos de covid:

- Está na hora de retomarmos os cuidados com a saúde do homem e a prevenção de doenças. Diagnósticos precoces salvam vidas.

Com esse objetivo, a SBU e o Ministério da Saúde assinaram acordo para desenvolver ações de orientação sobre câncer de pênis, testículo, próstata e bexiga, hiperplasia benigna da próstata, fimose, queixas urinárias, disfunção erétil, vasectomia e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). A SBU também vai treinar os profissionais da atenção primária de saúde para que saibam identificar problemas que devam ser encaminhados a especialistas.

JHULLY COSTA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

14 de Setembro de 2024 MARTHA Mar e sombra Entre tantos títulos, cito dois: o magnífico Misericórdia, da portuguesa Lídia Jorge, e Nós, da b...

Postagens mais visitadas