terça-feira, 15 de julho de 2025



15 de Julho de 2025
POLÍTICA E PODER - Rosane de Oliveira

Leite perde a chance de se mostrar como alternativa

Está difícil entender a estratégia do governador Eduardo Leite para 2026, dado que seu sonho confesso é concorrer a presidente da República. É verdade que Leite não cometeu o erro de Tarcísio de Freitas (Republicanos), Romeu Zema (Novo) e Ronaldo Caiado (União Brasil), que no primeiro momento se jogaram na cerca elétrica para ficar bem com o eleitorado de Bolsonaro. Depois, quando perceberam o estrago provocado pelo tarifaço, Tarcísio e Zema tentaram dar uma polida no discurso.

Leite também nunca usou o boné com a sigla MAGA, de Make America Great Again, mesmo que essa "grandeza" signifique prejuízo para o Brasil, como se viu agora. O episódio deu ao governador gaúcho uma oportunidade de ser voz forte em defesa da soberania brasileira, das empresas, do agronegócio e dos trabalhadores brasileiros que poderão ficar desempregados se o tarifaço de 50% for mantido. E se quer ser "alternativa", "terceira via" ou seja lá o que for, tem de mostrar independência na relação com o presidente Lula e com o ex-presidente Bolsonaro.

Leite só se manifestou quando foi perguntado sobre o tarifaço e deu uma resposta evasiva:

- Os seres humanos são falíveis. Falham, erram, acertam, e, naturalmente, nós temos muitas virtudes e tantos defeitos nas nossas instituições. Mas quem define e corrige as nossas instituições somos nós, os brasileiros.

Faltou uma condenação dura

Leite alinhou obviedades, mas não fez uma condenação dura da chantagem de Trump, nem da estratégia da família Bolsonaro que acaba punindo a economia brasileira. Se Leite não quer melindrar os bolsonaristas porque espera ter seus votos se passar pela corrida de obstáculo no PSD e chegar a candidato, perde tempo. Aos olhos do bolsonarismo, ele é um esquerdista - mesmo que se defina e adote políticas liberais.

O PSD só terá candidato próprio se Tarcísio optar por disputar a reeleição. E o partido tem também Ratinho Júnior, governador do Paraná. Se Leite for candidato ao Senado, será cobrado pelas posições em momentos dramáticos como este. _

MDB sente a falta que Ibsen faz na política gaúcha

A homenagem que o MDB fez ao ex-deputado Ibsen Pinheiro ontem é um reconhecimento ao líder que foi vítima de uma injustiça e viu sua carreira desmoronar depois de ter sido presidente da Câmara dos Deputados.

No mês em que completaria 90 anos, Ibsen virou nome de auditório. Não de um auditório qualquer, mas o da sede estadual do MDB, adquirida em 2012, ano em que ele foi presidente do partido.

Ibsen foi vereador de Porto Alegre, deputado estadual, deputado federal e presidiu a Câmara. Teve papel decisivo na elaboração da Constituição de 1988, mas caiu em desgraça quando foi associado à CPI do Orçamento e teve uma informação errada sobre seu patrimônio divulgada na revista Veja. Perdeu o mandato e, anos mais tarde, o autor da reportagem admitiu que a reportagem tinha um zero a mais no patrimônio. _

Presidente da Fiergs irá à Assembleia falar sobre tarifaço

Preocupado com os impactos do tarifaço anunciado pelo presidente Donald Trump, especialmente na indústria gaúcha, o líder da bancada do PT na Assembleia Legislativa, deputado estadual Miguel Rossetto, reuniu-se ontem com o presidente da Fiergs, Claudio Bier.

Bier aceitou convite para participar de uma audiência na Comissão de Economia, marcada para amanhã às 10 horas, para tratar das consequências da taxação.

A reunião já foi combinada por Rossetto com o deputado Gustavo Victorino (Republicanos), presidente da comissão. _

Eduardo Bolsonaro cogita renunciar

A cada post nas redes sociais ou a cada entrevista que dá, o ainda deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) avança uma casa na direção da renúncia, por absoluta falta de condições de retornar ao Brasil até 21 de julho, quando termina o prazo de sua licença para tratamento de interesses particulares.

Ontem, ele voltou a afirmar que pode renunciar. Considera que, se voltar, será preso e terá o passaporte retido, mesmo que não seja réu nem alvo de denúncia no caso dos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.

Sem renda, o deputado terá de vender patrimônio ou viver das vaquinhas organizadas pelo pai, já que o PL não mostra disposição de sustentá-lo nos Estados Unidos, onde está com a esposa e os filhos. _

Capital zera fila de duas especialidades

A prefeitura de Porto Alegre tem índices a celebrar. Na última sexta-feira, o município encaminhou o atendimento de todos os pacientes que aguardavam pelo início dos tratamentos oncológicos de mama e radioterapia no SUS.

Com a fila zerada, o tempo médio de espera também foi reduzido. Na oncologia de mama, por exemplo, a espera que era de 11 dias para agendamento em dezembro de 2024 caiu para dois. _

Eduardo Leite se manifestou contra a recriação da licença-prêmio para membros de carreiras jurídicas do Estado. Questionado, o governador lembrou que foi o proponente da emenda responsável por acabar com o benefício para todo o funcionalismo, em 2019.

POLÍTICA E PODER

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

19/07/2025 - 13h51min Martha Medeiros Viajar é um vício, um prazer, um tratamento de saúde mental Não é porque se está fora de casa que se p...

Postagens mais visitadas