sábado, 26 de julho de 2025



26 de Julho de 2025
INFORME ESPECIAL - Rodrigo Lopes

Minerais põem Brasil no mapa geopolítico do futuro

O apetite trumpiano por minerais críticos e terras raras lembra a fixação da Casa Branca em tratar a China como inimiga existencial. Muda o presidente, troca a retórica, mas certos consensos permanecem imutáveis em Washington - entre eles, a percepção da China como principal adversário global e a obsessão por garantir o controle de recursos estratégicos. Sai o democrata Joe Biden, entra o republicano Donald Trump, e o roteiro se repete: Pequim continua o vilão da vez - como já foram, em outros tempos, fascismo, soviéticos e fundamentalistas islâmicos.

A busca por minerais críticos insere-se nesse enredo. Com aplicação direta na indústria da defesa, no setor energético e na transição para uma economia de baixo carbono, esses minerais se tornaram peça-chave da geopolítica contemporânea. Não por acaso, o Brasil entrou no radar americano após declarações recentes do encarregado de Negócios da Embaixada dos EUA em Brasília, Gabriel Escobar, sobre o interesse de Washington em acordos por esses insumos.

Minerais como lítio, nióbio, tântalo, terras raras, entre outros, são usados em baterias de veículos elétricos, turbinas eólicas, sensores de mísseis, radares, drones e blindagens de última geração. O neodímio, disprósio e praseodímio, por exemplo, integram ímãs superpotentes utilizados em motores militares e aeronaves de combate. O gálio e o germânio são indispensáveis em semicondutores e sensores infravermelhos. 

O titânio, por leveza e resistência, é utilizado em submarinos e veículos blindados. E o tungstênio, com seu altíssimo ponto de fusão, é essencial em projéteis perfurantes e ligas bélicas. Isso sem falar em tântalo, berílio, níquel e cromo, aplicados em capacitores de precisão, turbinas de alta temperatura e sistemas eletrônicos estratégicos.

O interesse americano

A lista de minerais considerados críticos pelos EUA é composta por quase 15 elementos que não existem em abundância no subsolo americano. As maiores reservas estão em regiões como América Latina, Groenlândia (lembram da tentativa de Trump de comprar a ilha da Dinamarca?), sul da África, Austrália, China, Rússia, Ucrânia e Cazaquistão. O Brasil desponta com 14 minerais classificados como críticos, respondendo por 10% das reservas globais - localizadas principalmente nas regiões Sudeste, Nordeste e Norte.

Na gestão Biden, minerais críticos eram vistos como motores da economia verde. Mesmo que Trump despreze a pauta ambiental, seguem vitais para a segurança nacional e a estratégia de contenção global. E, agora, voltam ao centro do tabuleiro até nas propostas para encerrar a guerra na Ucrânia, como instrumento de pressão.

O que está em jogo é mais do que o controle de insumos industriais: é o poder sobre o futuro. Não há transição energética, revolução tecnológica nem soberania militar sem esses minerais. Em tempos de emergência climática e rearranjos geopolíticos, o mapa mineral vale mais ou tanto quanto os antigos mapas do petróleo. _

Referência em pesquisa sobre a Antártica, com inferências científicas no dia a dia dos gaúchos em tempos de mudanças ambientais, o Centro Polar e Climático da UFRGS tem novo site. Mais intuitivo, está em centropolar.com

Símbolo de resiliência

Olhando rapidamente lembra o Rio Grande do Sul em maio de 2024. Mas a cena foi registrada nas Filipinas, onde um casal decidiu manter a data do casamento, realizado no último dia 22, mesmo com a igreja alagada devido às chuvas intensas agravadas pelo tufão Wipha. A cerimônia ocorreu na histórica Igreja de Barasoain, em Malolos, na província de Bulacan, uma das regiões atingidas. Com os bancos parcialmente submersos, os convidados acompanharam a cerimônia com os pés na água, enquanto Jade Rick Verdillo e Jamaica Aguilar disseram sim.

- Estamos juntos há 10 anos. Este é só mais um desafio que superamos - declarou Rick. _

Casa dos Raros terá tratamento de neuromielite óptica

A partir de agosto, a Casa dos Raros, na Capital, inaugurará o primeiro centro exclusivo para tratamento de neuromielite óptica no Estado. O objetivo é facilitar a jornada do paciente, desde o diagnóstico até o tratamento e terapias multidisciplinares.

A neuromielite óptica é doença rara e grave que ataca o sistema nervoso central, principalmente o nervo óptico e a medula espinhal. Estima-se que 5 mil pessoas no Brasil convivam com ela. _

Sistema gaúcho de compostagem atrai interesse da COP30

Um sistema de compostagem desenvolvido por uma startup do Tecnopuc chamou a atenção dos organizadores da Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30). A tecnologia, criada pela startup Igapó - integrante do Tecnopuc e vinculada ao Celeiro AgFood, vertical de negócios em agro e foodtech do instituto -, está em operação na Central de Resíduos da PUCRS desde novembro de 2024.

Recentemente, um representante da prefeitura de Belém, sede da COP30, visitou a universidade para conhecer o projeto em detalhes. A composteira em uso na PUCRS processa resíduos orgânicos com maior rapidez do que os equipamentos convencionais, com capacidade de até uma tonelada por dia.

A expectativa é de que um equipamento baseado na mesma tecnologia - porém em escala ampliada - seja instalado durante a COP30. _

Rede de ambientalistas denuncia desmonte

O Observatório do Clima (OC), principal rede de entidades ambientais do país, encaminhou nesta semana nota técnica ao governo federal defendendo o veto integral do projeto de lei 2159/21, que altera regras de licenciamento no país. O documento aponta que 42 dos 66 artigos do texto desmantelam o licenciamento ambiental.

A nota, de 95 páginas, baseia-se em análise técnica e afirma que a proposta é "incompatível com o interesse público e inconstitucional". Para a entidade, a eventual sanção das novas regras pode ameaçar proteção ambiental, saúde pública, povos e comunidades tradicionais, patrimônio histórico-cultural e sítios arqueológicos. A análise técnica foi entregue à Presidência da República e a 17 ministérios. _

INFORME ESPECIAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

30 de Agosto de 2025 ANDRESSA XAVIER Jogo jogado Há julgamentos que começam antes de o tribunal se reunir. O do ex-presidente Jair Bolsonaro...

Postagens mais visitadas