terça-feira, 22 de outubro de 2024



22 de Outubro de 2024 
RELAÇÕES INTERNACIONAIS

RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Adesão de parceiros é tema central para o Brics

A partir de 1º de janeiro do próximo ano, o Brasil retomará a presidência do Brics (grupo originalmente formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), seis anos após ter estado no comando do grupo pela última vez. Segundo o governo brasileiro, a intenção é de liderar discussões sobre a reforma da "governança global" e o desenvolvimento sustentável - temas também abordados durante a presidência do G20 neste ano. As informações são do portal g1.

O Brics realizará nesta semana a primeira reunião ampliada. Também entraram no bloco Egito, Irã, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e Etiópia. O encontro ocorrerá em Kazan, na Rússia. A viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi cancelada por causa de um acidente doméstico, e ele participará por videoconferência. A entrada de "países parceiros", a crise no Oriente Médio e a cooperação entre os membros estarão no centro dos debates.

Trinta países "na fila"

A aprovação da categoria de países "parceiros" será o tema da cúpula. Atualmente, o Brics tem apenas membros plenos. Segundo o Itamaraty, cerca de 30 países estão na fila para se tornarem "parceiros", incluindo Cuba, Venezuela, Nicarágua, Argélia, Nigéria e Turquia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

09 de Novembro de 2024 MARTHA MEDEIROS Etarismo flexível Na época em que assistia shows inteiros em pé, na pista do estádio, como aconteceu ...

Postagens mais visitadas