sábado, 27 de setembro de 2025


27 de Setembro de 2025
INFORME ESPECIAL - Vitor Netto

Expectativa pela nova análise do Porto Meridional

A administração do Porto Meridional, investimento privado de R$ 6 bilhões em Arroio do Sal, espera que o resultado da nova análise do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) saia ainda em outubro.

A aprovação é necessária para o lançamento de editais, e a realização de audiências públicas é a última fase do licenciamento, que culminará com a emissão da Licença Prévia, depois da Licença de Instalação, que permitirá o início das obras.

Em sua primeira análise, o Ibama considerou que o estudo de impacto ambiental não atendeu a todas as exigências e solicitou reformulações. Dois pontos criticados pelo órgão foram a falta de medidas para evitar a contaminação da Lagoa Itapeva durante a construção da ponte que ligará o porto à BR-101 e a capacidade da Rota do Sol, que necessitaria de melhorias.

O diretor jurídico do Porto Meridional, André Busnello, explicou que a questão da Rota do Sol não integra o escopo do licenciamento do porto, uma vez que o projeto não prevê intervenções na rodovia. Quanto à Lagoa Itapeva, novas amostras de qualidade da água e de níveis de ruído foram coletadas e encaminhadas ao Ibama.

- A partir do momento em que formos autorizados a publicar os editais para convocar as audiências públicas, temos um prazo de antecedência de 45 dias. Considerando a organização e a viabilidade de agenda, estimamos, com otimismo, a realização das audiências até a primeira quinzena de dezembro e, de forma mais realista, para a primeira semana de fevereiro. Já temos os compromissos assumidos e o modelo de negócio desenhado. O que precisamos agora é concluir o processo de licenciamento - afirmou Busnello.

Calado mais profundo

Quando pronto, o Porto Meridional será um dos terminais de calado mais profundo do país. Com 17 metros de profundidade, estará à frente do Porto de Santos, em São Paulo, um dos principais do Brasil, cujo calado atual varia entre 13 e 15 metros. A administração do empreendimento avalia que essa profundidade permitirá receber embarcações de grande porte, capazes de transportar volumes maiores de carga em uma única viagem. _

Apresentando a culinária do RS em Buenos Aires

O governo do RS participa, entre este sábado e terça-feira, da Feira Internacional de Turismo da América Latina (FIT), em Buenos Aires. Um dos diferenciais será a participação do chef Rodrigo Bellora, que promoverá a gastronomia gaúcha no evento.

Porém, o maior diferencial é que Bellora promete fugir do tradicional e apresentar a culinária de outra forma: unindo produtos tradicionais a inovações gastronômicas.

Os dois pratos criados pelo chef e sua equipe utilizam ingredientes de diferentes regiões e biomas do Estado. O primeiro, por exemplo, terá, representando a Serra, o pinhão; o Litoral, pelo siri da Lagoa dos Patos; o Pampa, pelos queijos; as Missões, pelo butiá; e os Vales, pela erva-mate.

Já o segundo prato conta com abordagem contemporânea que conecta o tradicional a técnicas atuais. Entre os ingredientes, está o urtigão - uma planta alimentícia não convencional (Panc) -, uma carne bovina do Pampa e a batata-crem, um tubérculo nativo e raro que resgata a agrobiodiversidade local.

Segundo o chef, a ideia é "fugir" da culinária tradicional, como o churrasco e o carreteiro, e apresentar outras abordagens, utilizando ingredientes locais:

- É mostrar que o Rio Grande do Sul tem todo esse potencial gastronômico. Acho que isso representa todos esses chefs criativos que hoje vêm fazendo um trabalho diferente no Estado, apresentando ingredientes que costumamos consumir sempre da mesma forma. Na feira, conseguimos mostrar outras facetas desses ingredientes e apresentar o RS de forma diferente.

Sobre a feira

A delegação gaúcha na FIT será liderada pelo governador Eduardo Leite e pelo titular da Setur, Ronaldo Santini, numa ação estratégica para estreitar os laços com o principal mercado emissor de turistas para o Estado.

Durante o evento, o Estado lançará a campanha de verão, que destaca as atrações das diferentes regiões. 

TJRS participa de homenagem ao presidente do Supremo

O presidente do Tribunal de Justiça do RS, desembargador Alberto Delgado Neto, participou na quinta-feira, em Brasília, da homenagem promovida pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e o Conselho de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil ao presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, ministro Luís Roberto Barroso, em razão do término do seu mandato.

- O ministro Barroso, que considero um dos maiores constitucionalistas mundiais, fez uma grande administração, comandando o Judiciário brasileiro em momentos muito difíceis no nosso país, atuando com muito equilíbrio e defesa firme do Estado democrático de direito - afirmou o desembargador. 

Pela primeira vez, Porto Alegre alcançou a marca de 30.195 crianças matriculadas na educação infantil do município. Segundo a pasta, o número de alunos matriculados em 2015 era de 23.956. Dez anos depois, o aumento representa crescimento de 26%.

Curso promove independência financeira de mulheres

O Centro Renascer da Esperança, que atua com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade na Restinga, em Porto Alegre, ampliou sua atuação para promover a autonomia financeira de mulheres.

A instituição iniciou turmas de corte e costura para alunas com idade entre 18 e 60 anos.

Segundo a fundadora do Centro Renascer da Esperança, a ex-gari Rozeli da Silva, o objetivo é fazer com que as mulheres da comunidade tenham autonomia para gerar a própria renda. À frente das turmas, está Cátia Fernanda Pinto, filha de costureira, que desempenha o ofício desde os 10 anos. _

INFORME ESPECIAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

20 de Outubro de 2025 CLÁUDIA AITANO Valeu tudíssimo Agora que a novela terminou, todo mundo já sabe quem não matou Odete Roitman: o merchan...

Postagens mais visitadas