
Sem Tarcísio, PSD deve lançar Ratinho ou Leite ao Planalto
O recuo do governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), garantindo a aliados que será candidato à reeleição, movimentou o cenário político na sexta-feira. O presidente do PSD, Gilberto Kassab, adicionou lenha na fogueira ao dizer que, neste caso, o partido apoiará a reeleição de Tarcísio e lançará candidato à Presidência.
Embora seja voz corrente que aposta no governador do Paraná, Ratinho Júnior, Kassab manteve o discurso de que o PSD tem duas opções, e que o governador Eduardo Leite é uma delas. Em São Paulo desde quinta-feira, para participar de um evento da Comunitas, Leite conversou com líderes de diferentes partidos e manteve a cautela que vem adotando nos últimos meses, mas sem jogar a toalha.
- O cenário ainda é muito movediço. Há 15 dias, a candidatura de Tarcísio era dada como certa. Hoje, ele está dizendo que disputará a reeleição, mas daqui a pouco pode mudar de novo. Eu seguirei sustentando que precisamos escapar da polarização entre o petismo e o bolsonarismo - disse Leite à coluna.
Ratinho teria a simpatia de Jair Bolsonaro, mas nada garante que não seja torpedeado por Eduardo Bolsonaro, que, dos Estados Unidos, vem detonando Tarcísio e todos os que tentam ocupar o lugar do pai. Outra possibilidade é Michelle Bolsonaro ser candidata, o que deixaria Ratinho em situação complicada.
Prioridade à sucessão estadual
Leite se apresenta como o único pré-candidato que não é ligado nem a Lula nem a Bolsonaro, mas está jogando parado. Oficialmente, diz que não vai ficar "cavando esse espaço" de candidato e que poderá concorrer ao Senado:
- Minha prioridade é a sucessão no Rio Grande do Sul. Tenho dito aos líderes dos partidos que é legítimo cada um ter seu candidato, mas que essa construção tem de ser feita entre os que estão no nosso governo e não com a oposição que combate tudo o que fizemos.
Apesar de seu candidato natural ser o vice-governador Gabriel Souza (MDB), Leite considera possível uma outra composição, liderada pelo PP ou pelo PDT. _
Danielle, a "prefeita" do CAFF, comemora façanha de Mineirinho
Quando o skatista Sandro Dias, o Mineirinho, realizou a manobra imaginada por milhares de gaúchos desde a construção do Centro Administrativo Fernando Ferrari, a secretária de Planejamento, Governança e Gestão, Danielle Calazans, chorou de emoção em meio aos funcionários que assistiam à cena.
A descida dos 70 metros da rampa do CAFF foram o desfecho de uma negociação que durou mais de dois anos com a Red Bull e sobre a qual Danielle precisou manter segredo.
- Me emocionei porque há pouco mais de um ano tudo isso aqui estava debaixo d?água. O CAFF ficou três meses totalmente interditado. Agora, o mesmo Guaíba apareceu nas imagens de drone com o Mineirinho descendo a rampa. Essas imagens correram o mundo e o mundo viu o Rio Grande do Sul de outra forma. Não deixa de ser um símbolo da nossa reconstrução - diz a secretária, espécie de prefeita do CAFF e que tem a imagem do prédio tatuada no braço. _
Semana do Cérebro reunirá especialistas em Porto Alegre
Um congresso de médicos que deve lotar a rede hoteleira de Porto Alegre na semana do feriado de Corpus Christi de 2026 foi apresentado ao prefeito Sebastião Melo na sexta-feira pelos organizadores Eduardo Corrêa e Alessandro Irigoyen da Costa.
Trata-se da tradicional Brain Week, de 1º a 7 de junho. O diretor científico do Brain, neurologista André Palmini, acompanhou a audiência e falou da importância do evento.
A intenção dos organizadores é realizar eventos abertos à comunidade, aproveitando a presença em Porto Alegre dos maiores especialistas do mundo sobre temas ligados ao cérebro, sejam doenças ou comportamentos. _
Leite faz bloqueio na coluna em SP
Em São Paulo, Eduardo Leite precisou ser submetido a um procedimento de bloqueio em duas vértebras da coluna (lombar e cervical), para enfrentar as dores insuportáveis provocadas por hérnias de disco que o incomodam há vários anos. O procedimento durou três horas e foi realizado no Hospital Vila Nova Star, na sexta-feira.
No final da tarde, já com a dor sob controle, Leite embarcou para Buenos Aires, onde passará o final de semana na Feira Internacional de Turismo da América Latina.
De Buenos Aires, o governador seguirá para Brasília, a fim de assistir à posse do ministro Edson Fachin na presidência do Supremo Tribunal Federal (STF) na segunda-feira. _
Esposa de Covatti Filho confirma filiação ao PP
A vereadora Nicole Weber Covatti, de Santa Cruz do Sul, anunciou oficialmente a intenção de filiar-se ao Progressistas (PP) - partido presidido no RS por seu marido, deputado Covatti Filho.
A confirmação da filiação da esposa de Covatti agitou a cidade de Santa Cruz, porque são conhecidas as divergências entre ela e a ex-prefeita Helena Hermany (PP). _
mirante
Será em Soledade o encontro nacional das mulheres do Partido Liberal com a presença da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. O evento está marcado para o dia 25 de outubro, às 8h.
O prefeito Volmir Rodrigues, de Sapucaia do Sul, foi convidado pela federação União Progressista a concorrer a deputado estadual.
O governador de Minas, Romeu Zema, confirmou presença no encontro do Novo, dia 4 de outubro, em Porto Alegre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário