
As expectativas para o Natal Luz
Passado o Festival de Cinema, o Rio Grande do Sul se prepara para um evento que é considerado, por alguns, o maior de todo o Estado: o Natal Luz de Gramado.
Datado para começar no dia 23 de outubro, o evento contará com 82 dias de duração. Esta é a 40ª edição, e as expectativas são as mais altas - pelo menos para Rosa Helena Pereira Volk, presidente da Gramadotur, órgão que organiza a festividade, que espera que esta seja a edição com maior venda de ingressos, principalmente pela retomada após a enchente de 2024.
- O Natal do ano passado já foi importante, foi uma recuperação para a cidade, que passou seis meses fora da prateleira de qualquer agência de viagem. Eles podiam vender qualquer destino brasileiro, menos Gramado, menos o RS, porque para fazer turismo profissional tem de ter assento em aeronave e nós não tínhamos malha aérea suficiente - disse Rosa à coluna.
Segundo a presidente, a primeira edição do evento, em 1986, foi uma reunião de pessoas na Praça das Etnias - na época chamada de Praça das Comunicações - e uma caminhada até a frente da igreja, onde ocorreu um concerto. Em 2025, a ideia é relembrar a tradição.
- Neste ano em especial, toda quinta-feira, nós vamos fazer exatamente dessa mesma forma. Vamos ter coral e elenco, mas também é um convite para que nossa comunidade, que sempre participou ativamente do Natal, que esteja revivendo isso. Essa caminhada vai terminar na Rua Coberta com uma apresentação a cada semana diferente - contou à coluna.
Outra atração que será colocada em prática em 2025 ocorrerá durante o desfile. Dentro de uma ala específica de um carro alegórico, os turistas, por meio do passaporte premium, terão a oportunidade de participar do tradicional desfile.
Outras atrações
Já divulgado no início do mês, o Natal Luz de Gramado deste ano contará também com a participação dos ilusionistas Henry e Klauss, conhecidos internacionalmente, que farão um show dentro do Palácio dos Festivais. Também está confirmado o Nativitaten, espetáculo que celebra o nascimento de Jesus e a magia do Natal por meio de música, dança e pirotecnia, entre outras atividades.
Rosa salienta que, além das atrações pagas, há diversas atividades externas que não exigem a compra de ingressos.
- Temos atividade diariamente na Rua Coberta, na Vila de Natal, muita atividade gratuita. A decoração por si só já é um atrativo inacreditável, porque a cidade vira um parque temático natalino.
A expectativa da organização é receber cerca de 3 milhões de visitantes. _
Tensões diplomáticas
EUA exigem perfis abertos para vistos
A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil publicou ontem em suas redes sociais que, a partir de agora, solicitantes de visto de estudante ou intercâmbio (categorias F, M ou J) deverão ajustar a configuração de privacidade de todas as suas redes sociais para o modo "público".
O objetivo do governo norte-americano é facilitar a verificação de alguns requisitos exigidos por lei e o monitoramento das redes sociais para a liberação dos vistos aos solicitantes dessas categorias.
"Essa medida facilita as verificações exigidas por lei para confirmar sua elegibilidade para entrar nos EUA", diz um trecho da publicação. _
Xadrez da política
Assim, o número de países liderados por presidentes de direita aumentará para cinco, já grupo da esquerda perde um, passando para sete líderes. _
Nenhum comentário:
Postar um comentário