sábado, 11 de outubro de 2025


11 de Outubro de 2025
INFORME ESPECIAL - Rodrigo Lopes

O espaço do agronegócio brasileiro na COP30

Na COP30, que ocorre em Belém, a partir de 10 de novembro, pela primeira vez na história das conferências, a agropecuária terá um espaço para receber visitantes, realizar painéis e mostrar exemplos da produção agropecuária, pautados em respostas sustentáveis e de mitigação às mudanças climáticas na Amazônia e nos diversos biomas do país.

O espaço foi batizado como AgriZone, em referência às áreas oficiais da COP - a BlueZone, onde ocorrem as reuniões diplomáticas, e a GreenZone, aberta à sociedade civil. A Agrizone não é oficial, mas foi chancelada pela organização da COP30.

O local ficará em um terreno da Embrapa Amazônia Oriental, em Belém, em uma área de 3 mil hectares distante cerca de dois quilômetros do Parque da Cidade, local dos eventos oficiais da COP. Cada dia será reservado a uma atividade agropecuária: proteína, grãos, frutas, por exemplo. E temas transversais, como segurança energética, alimentar, mitigação, agricultura de carbono. Todos os biomas estarão representados no espaço.

Alguns exemplos das práticas que o setor pretende exibir: integração lavoura-pecuária-floresta, métodos de recuperação de pastagens e fórmulas de fixação de nitrogênio no solo. Essas iniciativas sustentáveis são comuns dos visitantes da Expointer e Expodireto, no Rio Grande do Sul, mas costumam receber pouca exposição nas COP. A ideia é utilizar o evento como vitrine, de forma a tirar o agro de uma posição defensiva às críticas de ambientalistas e, sobretudo, melhorar a comunicação com a sociedade. 

Estado reduziu emissões em 15%

O Rio Grande do Sul reduziu em 15% suas emissões líquidas e em 13% as emissões brutas de gás carbônico (CO2). O período analisado é de cinco anos, entre 2018 e 2023, e consta de um estudo do Iclei, principal associação mundial de governos locais e subnacionais dedicados ao desenvolvimento sustentável.

Emissões brutas são todas as emissões de gases de efeito estufa liberadas diretamente para a atmosfera por uma atividade, país ou setor, sem descontar remoções ou compensações. Inclui queima de combustíveis fósseis e desmatamento, por exemplo.

As líquidas são calculadas a partir das emissões brutas menos o que foi compensado ou removido da atmosfera por meio de reflorestamento, tecnologias de captura de carbono, preservação de florestas.

O Acordo de Paris e as conferências do clima, as COP, costumam considerar emissões líquidas nas metas - por isso, a coluna destaca a redução de 15% pelo Estado.

O RS está abaixo da média nacional de toneladas de CO2 emitidas por habitante - com 7 tCO2e/hab, frente à média brasileira de 9,6 tCO2e/hab. Os dados foram apresentados na quinta-feira durante a 12ª Reunião do Fórum Gaúcho de Mudanças Climáticas, que ocorreu na Fiergs. _

RS em Belém

O foco da participação da secretária estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann, na COP30, será reconstrução do RS: a importância da adaptação para que se tenha estruturas mais fortes implementadas para reduzir os impactos negativos das mudanças climáticas.

O Estado participou pela primeira vez das conferências do clima na COP26, em Glasgow (Escócia), em 2021. Esteve também nas COP27 (Egito), COP28 (Emirados Árabes Unidos) e COP29 (Azerbaijão).

A agenda de Marjorie na COP30 ainda está sendo fechada. O governador Eduardo Leite confirma a presença na conferência de Belém, mas ainda não definiu os dias em que estará presente no evento. _

O escritor e colunista gaúcho Fabrício Carpinejar será uma das atrações da MOVE.25, tradicional conferência internacional de liderança que ocorre em Luanda, Angola. No sábado, ele apresentará a palestra "Transformação pelo afeto: que ninguém seja invisível ao seu lado".

Agradecimentos a Trump em Israel

Duas das principais cidades de Israel, Tel Aviv e Jerusalém, amanheceram na sexta-feira com mensagens de agradecimento ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, após o governo israelense e o Hamas aprovarem o plano de cessar-fogo proposto pelo americano.

O republicano também afirmou que pretende viajar para o Oriente Médio na próxima semana. _

INFORME ESPECIAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

20 de Outubro de 2025 CLÁUDIA AITANO Valeu tudíssimo Agora que a novela terminou, todo mundo já sabe quem não matou Odete Roitman: o merchan...

Postagens mais visitadas