
Com quem será? Com quem será que o PP vai se casar?
Se você perguntar ao presidente do PP, Covatti Filho, sobre a eleição para o governo do Estado, ele dirá que, hoje, o partido terá candidato próprio e que tem dois nomes na disputa: ele mesmo e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo. E que está costurando com Polo um acordo "que fique bem para todos". É uma forma de evitar uma crise precoce diante da resistência de um grupo à aliança com Gabriel Souza (MDB) e de outro à coligação do Luciano Zucco (PL).
Nos bastidores, a conversa é outra: o PP está rachado entre esses dois grupos e não há mágica que possa uni-los. Covatti admite que o único consenso é a candidatura própria, mas quer um acordo amplo para formar uma chapa de direita. Por isso, vem conversando com Zucco sobre a possibilidade de uma aliança que, na largada, teria os dois como pré-candidatos a governador e, ali por março ou abril, se faria uma avaliação de quem tem mais chances de vencer e se definiria o candidato. O outro concorreria ao Senado.
Leite coloca bola ao centro
Depois da conversa do governador Eduardo Leite com os dirigentes de partido e líderes de bancada, na quarta-feira, Covattinho saiu convencido de que a bola está no centro do campo:
Eduardo não impôs o nome de Gabriel. Disse apenas que precisamos estar juntos para defender o projeto do qual somos parte. Com isso, abriu a possibilidade do Gabriel não ser o candidato e de nós indicarmos o nome.
Quem conhece as entranhas do PP reconhece que, se fossem disputar no voto, hoje, Covattinho derrotaria Polo, mas esfacelaria o partido.
A chapa de direita sonhada por Covattinho reuniria PP, MDB, PSD, PL, Republicanos, Novo, Podemos e outras siglas dispostas a se unir em torno de Tarcísio de Freitas, se o governador for candidato. Tarcísio tem dito que concorrerá à reeleição em São Paulo, mas os futuros aliados acreditam que ele blefa e só não assumiu a candidatura a presidente para não esvaziar o movimento pela anistia de Jair Bolsonaro. _
Leite entrega primeiros prêmios a estudantes
Após uma participação considerada "histórica" pela secretária Raquel Teixeira, o governador Eduardo Leite entregou, no Instituto Estadual de Educação Paulo Gama, as primeiras premiações para os alunos que se destacaram no simulado do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2025. A bonificação faz parte do programa de incentivos da educação lançado pelo governo estadual em agosto.
O simulado alcançou mais de 167 mil estudantes, o equivalente a 93% do público estimado pela Secretaria de Educação, um indicativo de que deu resultado a motivação em dinheiro oferecida pelo Piratini. _
Definição até o final deste ano
Na avaliação do presidente do PP, Covatti Filho, o partido terá de se definir até o final de dezembro, porque depois vêm as festas e as férias. Se a opção for se aliar à oposição, Covattinho quer que todos os indicados do PP entreguem os cargos antes da virada do ano.
- Seria antiético sair do governo e nosso pessoal continuar nos cargos - reconhece.
As demissões terão de começar por seu pai, Vilson Covatti, secretário de Desenvolvimento Rural, e por Ernani Polo, secretário de Desenvolvimento Econômico, descendo para o segundo e terceiro escalões, onde o partido ocupa centenas de cargos. _
ALIÁS
Na bancada estadual, Covatti Filho conta com a mãe, Silvana, e com os deputados Guilherme Pasin, Issur Koch e Joel Wilhelm. Ao lado de Ernani, trabalhando para que ele seja vice de Gabriel, estão os deputados Frederico Antunes e Marcus Vinicius. O deputado Adolfo Brito ainda
avalia o cenário para se posicionar.
Uma das melhores vilas turísticas do mundo está na serra gaúcha
O reconhecimento internacional coloca Antônio Prado entre os destinos turísticos mais sustentáveis e inovadores do planeta e premia o município no ano em que se comemora os 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul. No Brasil, apenas um município recebeu o título antes. Foi Pomerode (SC), com a Rota do Enxaimel. _
Novo currículo para Porto Alegre
Um novo currículo para o Ensino Fundamental da rede municipal de Porto Alegre foi elaborado pela Secretaria de Educação e pode entrar em vigor já em 2026.
Com 511 páginas e construído por professores e equipes pedagógicas, o Documento Curricular do Município de Porto Alegre busca orientar de maneira clara as práticas educativas a serem adotadas nas escolas públicas da Capital.
Entre as principais novidades, está a inclusão oficial de Língua Espanhola no currículo (do 6º ao 9º ano).
MIRANTE
A partir do dia 25, o ingresso no Jardim Botânico, em Porto Alegre, poderá ser pago com Pix. O governo anunciou no final da tarde de sexta-feira a correção de um problema prosaico - atualmente, só é possível pagar em dinheiro.
Em nota assinada pelas secretarias do Planejamento e do Meio Ambiente e enviada à coluna, a secretária Danielle Calazans, do Planejamento, informa que a iniciativa integra as estratégias do governo "que visam a melhoria dos serviços".
Nenhum comentário:
Postar um comentário